📰 Últimas notícias
Petrobras confirma realização de AGE hoje, apesar de decisão do TCU

Petrobras confirma realização de AGE hoje, apesar de decisão do TCU

Publicidade

Petrobras confirma realização de AGE hoje, apesar de decisão do TCU

A Petrobras confirmou a realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta quinta-feira, 30, mesmo após a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de limitar cautelarmente qualquer mudança no Estatuto Social da estatal com relação à indicação de administradores.

AGE para votar mudanças no Estatuto

O Conselho de Administração da companhia aprovou a realização da AGE, que tem como objetivo votar uma alteração no Estatuto. Essa mudança visa alinhar a aprovação de administradores da Petrobras a qualquer configuração que seja dada à Lei das Estatais e também criar um fundo de reservas para o pagamento de dividendos.

Revisão de restrições para nomeação de dirigentes

Um dos focos principais da AGE será a revisão das restrições para a nomeação de dirigentes da Petrobras, as quais estavam inicialmente previstas na Lei das Estatais (Lei nº. 13.303/2016). Essas restrições foram consideradas inconstitucionais em uma decisão cautelar do então Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Criação de fundo de reserva de capital

Além da revisão das restrições, a AGE também irá discutir a criação de um fundo de reserva de capital. Esse fundo terá como finalidade garantir recursos para o pagamento de dividendos, juros sobre o capital próprio, recompra de ações, absorção de prejuízos e, de maneira complementar, a incorporação ao capital social da empresa.

Possíveis impactos no mercado financeiro e para investidores

A realização da AGE e as eventuais mudanças no Estatuto da Petrobras podem ter impactos significativos no mercado financeiro brasileiro e para investidores individuais.

Com relação aos investidores, a criação do fundo de reserva de capital pode trazer mais segurança aos acionistas, uma vez que garante recursos para o pagamento de dividendos. Isso pode tornar as ações da Petrobras mais atrativas para investidores que buscam rendimentos constantes.

Já no mercado financeiro, as mudanças no Estatuto da Petrobras podem influenciar a forma como a estatal é governada e administrada. Eventuais alterações nas regras de nomeação de dirigentes podem impactar a forma como os investidores percebem a gestão da empresa e, consequentemente, afetar a confiança no mercado.

Portanto, é importante que os investidores acompanhem de perto o desenrolar dessa AGE e estejam atentos aos possíveis desdobramentos no mercado financeiro.

Publicidade
Publicidade
🡡