Wall Street fecha em baixa em mercado com aversão ao risco
27/09/2023Wall Street fecha em baixa em mercado com aversão ao risco
A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta terça-feira devido a um movimento de aversão ao risco que está acontecendo no mercado financeiro global. O índice Dow Jones caiu 1,14%, o tecnológico Nasdaq perdeu 1,57% e o S&P 500 teve queda de 1,47%.
Uma série de fatores negativos na conjuntura econômica global contribuíram para essa queda. Entre esses fatores estão as taxas de juros elevadas e os altos preços do petróleo. Desde o início da semana, os investidores na Wall Street estão preocupados com o aumento das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano.
A constante alta das taxas dos títulos do Tesouro também tem aumentado a preocupação dos traders. O rendimento dos títulos de 10 anos atingiu 4,56%, o maior em 16 anos, o que indica que as taxas de juros podem continuar altas por um longo período. Os títulos de 30 anos estão rendendo até 4,69%, o nível mais alto em 11 anos.
Apesar disso, alguns especialistas acreditam que o mercado está reagindo exageradamente. Os indicadores macroeconômicos continuam sólidos, mesmo que estejam desacelerando. Estamos nos aproximando da temporada de resultados das empresas e não há indicações de que elas não cumprirão suas metas.
No entanto, houve algumas empresas que foram mais afetadas pela queda do mercado. A gigante Amazon, por exemplo, registrou uma queda de 4,03%. Isso ocorreu devido à ação movida pela FTC, a agência que regula a concorrência nos Estados Unidos, acusando a Amazon de abuso de posição dominante no comércio eletrônico.
Outras empresas de tecnologia, como Apple, Microsoft e Alphabet, também tiveram queda devido à saída de investidores do mercado. Além disso, as grandes montadoras americanas, como a Stellantis, a Ford e a General Motors, estão perdendo capitalização de mercado devido à greve dos trabalhadores do setor automobilístico.
Portanto, a Bolsa de Nova York fechou em baixa devido a um movimento de aversão ao risco no mercado financeiro global. Os investidores estão preocupados com o aumento das taxas de juros, os altos preços do petróleo e outras questões econômicas globais. No entanto, alguns especialistas acreditam que o mercado está reagindo de forma exagerada, pois os indicadores macroeconômicos continuam sólidos.