Volkswagen admite que não é mais competitiva e prepara demissões
05/12/2023Volkswagen admite que não é mais competitiva e prepara demissões
A Volkswagen, uma das maiores montadoras de veículos do mundo, está enfrentando um momento delicado em sua competitividade. Mesmo com planos ambiciosos para os próximos anos, como a abolição de carros a combustão até 2035 e a chegada de novos modelos zero emissão, a empresa não está mais se mantendo tão competitiva como em épocas passadas. O próprio CEO da Volkswagen, Thomaz Schäffer, revelou essas informações em uma mensagem vazada para funcionários da empresa na Alemanha.
De acordo com Schäffer, a Volkswagen está sofrendo com muitas estruturas e processos pré-existentes que se tornaram obsoletos, além de custos elevados. Esses fatores estão afetando a competitividade da marca. Como consequência, a empresa precisa realizar uma economia de €10 bilhões (R$ 54 bilhões na cotação atual) até 2026.
Para alcançar essa economia, a Volkswagen precisará realizar demissões e outros remanejamentos internos. Ainda não foi divulgado o número exato de funcionários que serão afetados por essas medidas, mas é certo que diversas áreas da empresa serão impactadas, incluindo Recursos Humanos.
Apesar das incertezas causadas por essa notícia na Europa, no Brasil a Volkswagen ainda não deu indícios de que seguirá com um plano de demissões semelhante. Por enquanto, a empresa está focada na mudança de seu portfólio, anunciando investimentos para a fabricação de motores híbridos-flex e até mesmo um novo SUV que pode ser o substituto do Gol.
É importante lembrar que a Volkswagen também está trabalhando em novos lançamentos na linha de veículos elétricos. Além dos modelos ID.2 e ID.7, a montadora está desenvolvendo uma nova plataforma chamada SSP, que permitirá a produção de veículos elétricos mais baratos. A nova geração do Golf, por exemplo, será construída sobre essa base mais moderna e será totalmente elétrica.
Apesar dos desafios enfrentados pela Volkswagen atualmente, é esperado que a empresa consiga se reestruturar e se tornar competitiva novamente no mercado automobilístico. Essa situação pode trazer impactos tanto para o mercado financeiro, devido à necessidade de cortes e remanejamentos, quanto para os investidores individuais que possuem ações da Volkswagen. Portanto, é importante acompanhar de perto o desenrolar dessa história e estar atento às movimentações da montadora.