📰 Últimas notícias
Vale (VALE3): analistas revisam projeções do 3º tri para baixo após dados de produção, mas mantêm visão positiva com ações

Vale (VALE3): analistas revisam projeções do 3º tri para baixo após dados de produção, mas mantêm visão positiva com ações

Publicidade

Vale (VALE3): analistas revisam projeções do 3º tri para baixo após dados de produção, mas mantêm visão positiva com ações

Os dados de produção e vendas do terceiro trimestre de 2023 (3T23) da Vale (VALE3) foram divulgados e analisados pelos especialistas do mercado financeiro. De acordo com os analistas, esses resultados foram considerados "mistos".

A produção de minério de ferro da Vale apresentou uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 86,24 milhões de toneladas. Essa redução foi influenciada pela menor produção de run-of-mine (ROM), que é o minério bruto, do complexo de Paraopeba, e também pela menor produção de Serra Norte.

Por outro lado, as vendas da Vale no 3T23 atingiram 69,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo período do ano passado e 10% em relação ao trimestre anterior. As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 4,4 milhões de toneladas em comparação com o ano passado, impulsionadas pela venda de estoques do primeiro semestre e pelas condições favoráveis do mercado.

Apesar das vendas terem ficado abaixo do esperado, a equipe de análise da XP destacou que a Vale compensou o resultado com uma melhor qualidade do minério de ferro e preços realizados. O preço realizado de finos de minério de ferro foi de US$ 105,10 por tonelada, apresentando um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelos preços de referência mais altos do minério de ferro e pelos ajustes positivos de preços.

No entanto, o destaque negativo ficou por conta da projeção de produção de cobre, que foi reduzida em aproximadamente 5% pela Vale. Isso significa uma faixa de produção entre 315 mil e 325 mil toneladas, em comparação com a previsão anterior de 335 mil a 370 mil toneladas. Essa redução nas projeções para metais básicos pode impactar negativamente o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) anual esperado.

Apesar disso, a manutenção dos preços do minério de ferro nos níveis atuais pode compensar essa fraqueza nos metais básicos. O banco Bradesco BBI reforçou sua recomendação de compra das ações da Vale, destacando que os preços realizados mais altos de minério de ferro/pelotas podem compensar a redução nas remessas de pelotas e cobre.

A Genial também destacou que os números da Vale foram em linha com as expectativas para a divisão de ferrosos e mais fracos do que o esperado para a unidade de metais básicos. Apesar disso, a Genial se mantém otimista em relação ao desempenho futuro da Vale, considerando que a divisão de metais básicos tem um peso menor na composição do EBITDA. A empresa espera que a Vale se beneficie de uma receita mais alta e de uma maior capacidade de diluição de custos fixos no segundo semestre de 2023.

Em relação ao guidance para o cobre, a Genial revisou sua projeção de produção para baixo, considerando os números fracos tanto de produção quanto de vendas. Isso também afetou as projeções para os anos seguintes, levando em conta o aumento dos custos de frete devido à alta recente e inesperada nos preços de combustível.

Diante desses resultados, os analistas de diferentes bancos reduziram suas projeções de EBITDA para o 3T23. No entanto, eles mantêm a visão positiva em relação às ações da Vale, destacando o potencial de valorização. O banco Itaú BBA, por exemplo, ressaltou que os dados foram ligeiramente positivos e confirmou sua estimativa de EBITDA em US$ 4,6 bilhões para o terceiro trimestre.

Em resumo, apesar dos resultados mistos da Vale no 3T23, os analistas mantêm uma visão positiva em relação às ações da empresa. Eles acreditam que a compensação dos resultados mais fracos com uma melhor qualidade do minério de ferro e os preços realizados podem impulsionar o desempenho futuro da Vale. No entanto, as projeções para os metais básicos, como o cobre, foram reduzidas, o que pode impactar o EBITDA esperado.

Publicidade
Publicidade
🡡