Vale inaugura 1ª planta de briquete em marco rumo à diversificação de portfólio
12/12/2023Vale inaugura 1ª planta de briquete em marco rumo à diversificação de portfólio
A mineradora brasileira Vale (VALE3) inaugurou nesta terça-feira a primeira planta de briquete de minério de ferro do mundo, localizada em Vitória (ES). Esse marco representa um passo importante na estratégia da empresa em direção à descarbonização e ampliação de sua base geográfica de clientes.
A expectativa é que o briquete seja capaz de reduzir em até 10% as emissões de CO2 na siderurgia, tornando-se uma solução valiosa para a indústria siderúrgica global, que está buscando maneiras de se adaptar à transição energética e reduzir sua pegada de carbono.
O briquete foi desenvolvido pela Vale ao longo de 20 anos e utiliza uma solução tecnológica de aglomerantes para aglomerar o minério de ferro a baixas temperaturas, resultando em um produto final com elevada resistência mecânica. Ele tem o potencial de substituir o sinter, pelota e granulado em altos-fornos e pelota em fornos de redução direta, reduzindo significativamente as emissões de gases do efeito estufa na produção de aço.
Além disso, o briquete também reduz a emissão de poluentes como dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio, e dispensa o uso de água em sua fabricação. Esses benefícios ambientais têm atraído o interesse de empresas ao redor do mundo, e a Vale já recebeu pedidos de companhias de diversos países, incluindo o Brasil.
Com a inauguração da primeira planta de briquete, a Vale agora está pronta para atender uma fila de cerca de 30 empresas interessadas em testar o produto. Entre as empresas interessadas estão principalmente companhias da Europa e do Oriente Médio.
A Vale também está desenvolvendo uma versão do briquete para a rota de redução direta, que será utilizada nos "Mega Hubs" - complexos industriais voltados para a fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono. Esses hubs estão sendo planejados para serem implantados no Oriente Médio, Brasil e Estados Unidos.
Além disso, a empresa também está buscando parcerias estratégicas, como o acordo assinado com o Porto do Açu para estudar a construção de um mega hub no Estado do Rio de Janeiro, e o protocolo de intenções firmado com a Petrobras para avaliar iniciativas conjuntas em soluções de baixo carbono.
Essas iniciativas fazem parte da estratégia da Vale para reduzir suas emissões de escopo 3 em 15% até 2035, tornando-se uma empresa carbono zero até 2050. Além de contribuir para a descarbonização global, essas ações também visam aumentar a competitividade da empresa em relação às suas concorrentes australianas.
A inauguração da primeira planta de briquete da Vale é um marco importante para a empresa e para o setor de mineração como um todo. Essa inovação tecnológica pode ter um impacto significativo no mercado financeiro, atraindo investidores interessados em empresas comprometidas com a sustentabilidade e oferecendo potenciais oportunidades de investimento na indústria siderúrgica de baixo carbono.