📰 Últimas notícias
Um duro 2023 que mascara o “céu de brigadeiro” implícito no mercado

Um duro 2023 que mascara o “céu de brigadeiro” implícito no mercado

Publicidade

Um duro 2023 que mascara o "céu de brigadeiro" implícito no mercado

O ano de 2023 está chegando ao fim e podemos dizer que foi um ano desafiador para os investidores brasileiros. Diversos acontecimentos marcaram esse período, desde o caso Lojas Americanas até a quebra do SVB após uma corrida bancária nos EUA, repercutindo no mercado financeiro mundial.

No Brasil, tivemos a queima de luz da Light, várias recuperações judiciais e uma guerra triste que abalou o país. Além disso, as diversas discussões sobre reforma tributária, arcabouço fiscal e outros aspectos econômicos impactaram o mercado e trouxeram incertezas para os investidores.

Volatilidade no mercado

A volatilidade foi uma das principais características do mercado brasileiro em 2023. A bolsa de valores só começou a se estabilizar em novembro, enquanto os juros futuros tiveram aberturas e fechamentos ao longo do ano. O dólar também teve diversas tendências, e o real foi bastante afetado pelas oscilações do mercado internacional.

Toda essa volatilidade teve reflexos na indústria de fundos de crédito, com casos como o de Americanas e Light provocando resgates. Os fundos multimercados, por sua vez, atravessaram sua pior fase desde 2008, enquanto os fundos de ações enfrentaram constantes resgates.

Desafios para a indústria financeira

O ano de 2023 também foi marcado pelo desaparecimento de várias gestoras de recursos, que simplesmente fecharam suas portas ou foram incorporadas por outras empresas. Esse movimento pode estar apenas começando, e o cenário de incertezas e desafios para a indústria financeira brasileira promete continuar em 2024.

Além disso, a recessão econômica nos Estados Unidos, tão esperada, não se concretizou, e a inflação no mundo começou a convergir mais rapidamente do que se esperava. Todo esse contexto de incerteza e instabilidade fez com que o brasileiro perdesse, mais uma vez, o interesse por conteúdos sobre investimentos e mercado de capitais.

Stock Pickers: Reflexões sobre o mercado financeiro

No último episódio ao vivo do Stock Pickers de 2023, o gestor macro global da Kinea, Ruy Alves, trouxe visões estruturais e fora do comum para a discussão sobre os mercados financeiros. Essas reflexões mostram que é necessário repensar muitos fatores daqui em diante e estar preparado para cenários inéditos.

O Stock Pickers, principal canal independente do mercado financeiro brasileiro, encerrou mais um ano de crescimento, crescendo pelo segundo ano consecutivo. A equipe jovem e apaixonada do canal agradece a audiência e o apoio dos investidores que consumiram seu conteúdo ao longo do ano.

Perspectivas para o próximo ano

Apesar do cenário desafiador descrito acima, a equipe do Stock Pickers está otimista e já se preparando para o próximo ano. A agenda especial de fim de ano continuará até a primeira semana de janeiro, com programas gravados todas as quintas-feiras.

Os bloggers do canal desejam boas festas, um excelente 2024 e esperam continuar contando com a audiência e o apoio dos investidores no próximo ano. Afinal, é graças a essa escolha de clicar nos conteúdos do Stock Pickers que eles podem continuar produzindo materiais informativos e inspiradores para o mercado financeiro brasileiro.

Muito obrigado!

Publicidade
Publicidade
🡡