📰 Últimas notícias
Três em cada 4 MPEs fluminenses nunca participaram de licitação pública, diz Firjan

Três em cada 4 MPEs fluminenses nunca participaram de licitação pública, diz Firjan

Publicidade

Três em cada 4 MPEs fluminenses nunca participaram de licitação pública, diz Firjan

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelou que três em cada quatro micro e pequenas empresas (MPEs) do estado nunca participaram de uma licitação pública. O estudo, intitulado "Mapeamento de Compras Públicas no Rio de Janeiro", ouviu 71 empresas entre junho e outubro de 2023 e apontou que a falta de conhecimento do processo e a dificuldade em lidar com os prazos estipulados são os principais obstáculos para a participação dessas empresas nas licitações.

De acordo com Felipe Meier, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan, existe uma demanda por capacitação nessa área. Os empresários entrevistados destacaram o receio de atraso ou não recebimento de pagamentos, a complexidade do processo de participação, a dificuldade de acesso às informações necessárias, a dificuldade em providenciar a documentação exigida dentro do prazo estipulado e o medo de não conseguir atender ao volume ou ao prazo de entrega solicitados no edital.

A pesquisa mostra que há um mercado de oportunidades no valor de R$ 8 bilhões por ano para a indústria fluminense em licitações do governo estadual e das prefeituras. Os setores de serviços, comércio e indústria foram os mais representados na pesquisa, e cerca de 80% dos entrevistados eram proprietários ou sócios das empresas consultadas. Apenas 23,9% das empresas já haviam participado de alguma concorrência para compras públicas.

No entanto, mais da metade (58,8%) das pequenas empresas que participaram de processos licitatórios ficaram satisfeitas ou muito satisfeitas com os resultados, e 82,4% responderam que certamente ou provavelmente participarão de outras licitações. Para a Firjan, é fundamental haver uma articulação entre o setor público em suas diferentes instâncias (federal, estadual e municipal) e as instituições de apoio aos pequenos negócios, a fim de facilitar o acesso das MPEs às oportunidades de compras públicas e desburocratizar os processos licitatórios.

A participação das MPEs no mercado de compras públicas é uma medida que pode impulsionar o desenvolvimento industrial, a competitividade e o fortalecimento das empresas fluminenses. Além disso, traz benefícios para a economia local, como geração de emprego, aumento de renda e incentivo a investimentos. Portanto, é essencial que sejam feitos esforços para unificar as visões e equacionar os esforços em prol desse objetivo.

Com a capacitação adequada, as micro e pequenas empresas poderão se preparar melhor para participar de licitações públicas, aproveitando as oportunidades disponíveis no mercado. Assim, será possível ampliar a participação dessas empresas, contribuindo para um setor empresarial mais diversificado e fortalecido no estado do Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade
🡡