📰 Últimas notícias
Tesouro lança modalidade para financimento de educação de crianças por familiares e amigos

Tesouro lança modalidade para financimento de educação de crianças por familiares e amigos

Publicidade

Tesouro lança modalidade para financiamento da educação de crianças

O Tesouro Nacional anunciou a criação de uma nova modalidade de investimento por meio do Tesouro Direto, programa que permite a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. O objetivo é incentivar as famílias a pouparem para o custeio da educação de menores de 18 anos, possibilitando o pagamento de mensalidades de faculdades particulares, intercâmbios e outros gastos relacionados ao ensino superior.

Como funcionará o financiamento coletivo

O investimento mínimo no Tesouro Direto é de R$ 30 e a nova modalidade, chamada Tesouro Educa+, terá uma duração que varia de 3 a 18 anos. O investidor deverá escolher um ano para começar a receber a renda mensal, durante 5 anos. Por exemplo, no caso dos pais que desejam poupar para a faculdade dos filhos, eles poderão escolher uma data para que o filho comece a receber a renda mensal, considerando o ano em que o filho pretende ingressar na universidade.

Se o filho estiver iniciando o Ensino Médio, por exemplo, e a família deseja poupar para a faculdade, poderá investir em um título que vence em 3 anos, que é a duração do Ensino Médio. Dessa forma, ao término da escola, o jovem já começaria a receber uma renda mensal para auxiliar no pagamento da mensalidade da faculdade, compra de livros ou outras despesas relacionadas ao período.

Para auxiliar os investidores, o Tesouro Direto disponibilizará um simulador em seu site. Através dele, a pessoa poderá preencher algumas informações, como a idade atual do filho, idade em que o filho pretende começar a universidade e o investimento inicial disponível. O simulador indicará o valor que deverá ser aportado mensalmente para atingir a renda mensal desejada. Vale ressaltar que a renda será corrigida pela inflação ao longo dos 5 anos de recebimento.

Possibilidade de uso dos títulos como garantia

Além do Tesouro Educa+, o Tesouro Nacional estuda outras funcionalidades para o Tesouro Direto. Uma delas é a possibilidade de usar os títulos como garantia em empréstimos ou como caução em contratos de aluguel. Essas novidades podem trazer ainda mais benefícios para os investidores, permitindo maior flexibilidade na utilização dos recursos.

Com a nova modalidade de investimento, as famílias terão uma opção interessante para planejar e poupar para a educação dos seus filhos. O Tesouro Direto já é conhecido pela sua segurança e praticidade, e agora se torna mais acessível e direcionado para esse objetivo específico. É importante que as famílias e investidores interessados acessem o site do Tesouro Direto e utilizem o simulador para entender melhor como funcionará o Tesouro Educa+ e como planejar essa forma de investimento para garantir o futuro educacional dos seus filhos.

Publicidade
Publicidade
🡡