📰 Últimas notícias
Tarcísio reclama de “puxadinhos” na reforma tributária e pressiona bancada paulista por mudanças

Tarcísio reclama de “puxadinhos” na reforma tributária e pressiona bancada paulista por mudanças

Publicidade

Tarcísio de Freitas critica versão da reforma tributária sobre consumo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos, voltou a criticar a versão da proposta de reforma tributária sobre consumo (PEC 45/2019) aprovada pelo Senado Federal. Durante um evento realizado pela XP Investimentos em São Paulo, o governador pediu que os parlamentares paulistas defendam mudanças no texto.

Governador pede mudanças no texto

Tarcísio de Freitas afirmou que qualquer deputado de São Paulo que votar a favor da reforma tributária tal qual ela saiu do Senado estará votando contra os interesses do estado. Segundo ele, o texto aprovado no Senado contém exceções e falta clareza sobre a alíquota que será cobrada na soma da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que serão criados para substituir tributos federais e subnacionais no novo sistema.

Ineficiência e disputa entre os entes federativos

Tarcísio criticou a imposição de uma Cide para a Zona Franca de Manaus, questionando se não bastaria os incentivos já existentes. Ele também apontou que a reforma tributária, que visa simplificar o sistema de cobrança de impostos e acabar com a guerra fiscal, pode manter a disputa entre os estados se o texto atual for promulgado pelo Congresso Nacional. O governador mencionou exceções inseridas no texto que podem prejudicar a indústria automobilística do Paraná e de São Paulo em benefício de outros estados.

Falta de clareza sobre alíquota

Tarcísio expressou sua insatisfação com a falta de clareza sobre a alíquota que será aplicada na reforma tributária. Segundo ele, é necessário saber exatamente qual será a alíquota antes de votar a proposta em seu último turno na Câmara dos Deputados.

Pressionando para retirar distorções do texto

O governador concluiu afirmando que acredita que houve exagero na dose da reforma tributária e que é preciso lutar para retirar as distorções e aberrações do texto atual.

Impactos no mercado financeiro e para investidores brasileiros

A crítica do governador Tarcísio de Freitas à proposta de reforma tributária aprovada pelo Senado Federal levanta preocupações no mercado financeiro e para os investidores brasileiros. Caso o texto atual seja promulgado, a disputa entre os estados pode continuar, o que pode impactar negativamente a indústria automobilística do Paraná e de São Paulo. Além disso, a falta de clareza sobre a alíquota a ser aplicada gera incertezas para os investidores e pode prejudicar a previsibilidade e planejamento financeiro das empresas. É importante acompanhar de perto o desdobramento dessa discussão e possíveis mudanças no texto da reforma tributária, pois isso pode influenciar os investimentos e os negócios no país.

Publicidade
Publicidade
🡡