📰 Últimas notícias
Startups unicórnios viram 'zumbis', quiz da semana e o que importa no mercado

Startups unicórnios viram 'zumbis', quiz da semana e o que importa no mercado

Publicidade

Recebendo as principais notícias econômicas por email

Se você está interessado em ficar por dentro do que acontece na economia de forma prática e acessível, uma opção é se inscrever em newsletters que trazem as informações mais relevantes diretamente para o seu email. Essa é uma forma de se manter atualizado sobre os acontecimentos que impactam o mercado financeiro e os investidores individuais.

No entanto, uma tendência que vem sendo observada recentemente é o fim do ciclo de "dinheiro infinito" para as startups. Esse ciclo, que teve início em 2020 e durou até o início do ano passado, resultou em um fluxo intenso de financiamento para essas empresas. Muitas receberam centenas de milhões de dólares em investimentos e foram avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, tornando-se unicórnios.

Porém, agora essas startups estão enfrentando dificuldades financeiras e algumas até mesmo entraram com pedido de recuperação judicial ou encerraram suas atividades. Esses casos têm sido chamados de "zumbis" - empresas que estão lutando para sobreviver.

Impactos no mercado financeiro e para os investidores no Brasil

O cenário de baixos juros durante a pandemia impulsionou a atividade econômica, levando muitos investidores a buscarem ativos de maior retorno, como as startups. No entanto, com o aumento dos juros, agora essas empresas precisam focar em gerar caixa, em vez de projetar um crescimento astronômico.

Apesar de o Brasil ter vivenciado uma situação semelhante aos Estados Unidos, os impactos foram em proporções menores. Aqui, a maior parte dos investimentos em startups foi direcionada para os setores que não foram tão afetados pela crise. Dessa forma, não é esperado que haja um grande número de unicórnios brasileiros indo à falência.

O fenômeno das "queimas de pontes" no mercado de trabalho

Além das startups, outro assunto que tem chamado a atenção é o conceito de "queimar pontes" no mercado de trabalho. Esse termo refere-se a situações em que os profissionais encerram uma relação profissional de forma negativa, podendo prejudicar futuras oportunidades de carreira.

No entanto, especialistas apontam que essa ideia está mudando. Hoje em dia, é mais comum que os profissionais compartilhem suas experiências negativas anteriormente vividas em processos seletivos ou em redes sociais. Isso normaliza essas discussões e as torna menos prejudiciais. Porém, é importante ressaltar que nem todos os comentários negativos serão produtivos.

Documentário sobre golpe milionário no setor de telemarketing

Uma série documental lançada em agosto pelo serviço de streaming HBO conta a história de dois colegas de escritório que desvendaram um golpe milionário na indústria de telemarketing. Os funcionários eram responsáveis por captar doações que supostamente seriam destinadas a instituições de caridade voltadas para policiais e bombeiros aposentados.

No entanto, descobriu-se que apenas uma pequena parte das doações realmente chegava às instituições, enquanto o restante ia para o bolso dos proprietários da empresa. O caso resultou em uma multa de US$ 18,8 milhões para a companhia.

Apesar de não ter gerado muito alarde, o documentário vem recebendo ótimas críticas e é considerado pelo jornal britânico "The Guardian" como o melhor do ano na categoria de cultura pop.

Essas são algumas das notícias do mundo financeiro que têm despertado o interesse do público brasileiro. Fique ligado nas próximas atualizações e não perca nenhum detalhe que possa impactar seus investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡