📰 Últimas notícias
Snapdragon 7 Gen 3 estreia com promessa de ganho de até 50% em GPU

Snapdragon 7 Gen 3 estreia com promessa de ganho de até 50% em GPU

Publicidade

Snapdragon 7 Gen 3 estreia com promessa de ganho de até 50% em GPU

A Qualcomm surpreendeu o mercado ao apresentar o Snapdragon 7 Gen 3, seu novo chipset voltado para smartphones intermediários premium. Essa nova solução promete trazer avanços significativos em relação ao seu antecessor, o Snapdragon 7 Gen 1. De acordo com a fabricante, o novo chip terá um salto de 15% em performance de CPU e um ganho de até 50% em GPU, além de contar com recursos avançados para a "era da IA".

A estratégia de lançamento da Qualcomm segue a mesma dos modelos anteriores, focando nos aspectos principais do chip e deixando de fora detalhes técnicos mais específicos. O Snapdragon 7 Gen 3 possui uma CPU de oito núcleos, sendo um de alto desempenho rodando a 2,63 GHz, três núcleos de alto desempenho operando a até 2,4 GHz e quatro núcleos de alta eficiência trabalhando a até 1,8 GHz.

Um dos pontos importantes a se destacar é que não houve um Snapdragon 7 Gen 2 básico, mas sim um modelo atualizado, o Snapdragon 7 Plus Gen 2, que teve um desempenho muito próximo ao do Snapdragon 8 Plus Gen 1. Isso resultou em um preço mais elevado, o que levou a Qualcomm a lançar o Snapdragon 7s Gen 2, com um preço mais acessível, mas também com menos potência, praticamente se equiparando ao 7 Gen 1.

O Snapdragon 7 Gen 3 chega como uma espécie de meio-termo entre os dois modelos anteriores, oferecendo um desempenho melhorado em relação ao 7 Gen 1. Seguindo os rumores, a nova GPU Adreno, provavelmente Adreno 720, seria 50% mais poderosa, enquanto a Unidade de Processamento Neural (NPU) para IA teria um salto significativo de 60% em performance por Watt, trazendo suporte ao formato de dados INT4, o que torna seus cálculos mais rápidos.

Outra melhoria notável é a eficiência energética, o Snapdragon 7 Gen 3 seria 20% mais eficiente que o 7 Gen 1. Isso não se deve apenas aos novos núcleos, mas também à nova litografia usada. Esse novo chip será fabricado pela TSMC no processo N4 de 4 nm, enquanto o 7 Gen 1 foi fabricado pela Samsung no processo de 4 nm. A tecnologia de fabricação da TSMC é considerada mais densa e eficiente, o que resulta em um menor consumo de energia e uma maior duração de bateria.

Em relação ao mercado financeiro e aos investidores individuais no Brasil, a chegada do Snapdragon 7 Gen 3 pode ter um impacto considerável. Com o lançamento de smartphones equipados com esse novo chipset, é esperado que as fabricantes aumentem suas vendas e alcancem um público maior. Além disso, o desempenho aprimorado e as melhorias em conectividade podem despertar o interesse de consumidores em busca de smartphones mais potentes.

Dessa forma, é possível que empresas do setor de tecnologia, como Xiaomi, Realme e Motorola, que costumam utilizar os chips da Qualcomm em seus dispositivos, possam se beneficiar com o lançamento do Snapdragon 7 Gen 3. Os investidores que acompanham o mercado de smartphones e tecnologia no Brasil devem ficar atentos às movimentações dessas empresas nos próximos meses, acompanhando de perto os possíveis resultados positivos decorrentes desse novo chipset.

Leia a matéria no Canaltech.

Publicidade
Publicidade
🡡