📰 Últimas notícias
Shoppings fecham 127 lojas em agosto. Polishop, Ponto e Imaginarium lideram

Shoppings fecham 127 lojas em agosto. Polishop, Ponto e Imaginarium lideram

Publicidade

Shoppings fecham 127 lojas em agosto. Polishop, Ponto e Imaginarium lideram

No mês de agosto, houve uma evasão significativa de varejistas dos principais shopping centers do Brasil, de acordo com uma análise realizada pelo Bank of America (Bofa). Nesse período, foram fechadas 127 lojas, superando as 82 inaugurações ocorridas em julho. A maioria dessas lojas faz parte de empresas que enfrentam dificuldades para reorganizar suas contas devido a altos índices de endividamento.

Entre as empresas que lideraram o fechamento de lojas em agosto, a Polishop foi destaque, encerrando nove unidades. A empresa está passando por um processo de reestruturação após sofrer os impactos da pandemia, que resultaram em queda nas vendas e atrasos nos pagamentos de aluguéis. No total, a Polishop já fechou 22 lojas em shoppings este ano.

Outras empresas do setor de roupas e eletroeletrônicos também enfrentam dificuldades, como Triton, Puket, Ponto e Imaginarium, que fecharam cinco lojas cada. Vale ressaltar que a Puket e a Ponto não haviam fechado unidades até agosto deste ano. A Imaginarium e a Puket pertencem à Uni.co, que está em recuperação judicial. A Lojas Americanas, proprietária da Uni.co, está buscando vender ativos para reequilibrar suas contas, após uma fraude que inflou os resultados da empresa em cerca de R$ 25 bilhões.

O fechamento de lojas também afeta empresas como a Tok&Stok, a Ri Happy e a Marisa, que já fecharam 11, 8 e 8 unidades, respectivamente, de janeiro a agosto deste ano. Essas empresas estão em processo de reestruturação e renegociação de dívidas.

No lado positivo, as empresas Criatiff (moda) e Milky Moo (fast food) foram as que mais abriram unidades em agosto, com quatro cada. Ao longo do ano, destacam-se positivamente Milky Moo, com 23 aberturas, Fini (doces), com 15, Bagaggio (bolsas e mochilas), com 14, Life By Vivara (joias), com 12, e Natura (cosméticos), com 10.

A pesquisa do Bank of America analisou os principais empreendimentos das nove maiores empresas do setor de shoppings. De acordo com o relatório, a Aliansce e a BrMalls foram líderes nos fechamentos em agosto, com 85 e 45, respectivamente. O grupo Allos, que surgiu da fusão de Aliansce Sonae com a BrMalls, registrou a saída de 130 lojistas. Os shoppings deste grupo localizados no Rio de Janeiro foram os mais afetados.

Os analistas do Bofa destacaram que essa situação da Allos está alinhada com a estratégia do grupo de trocar varejistas e buscar sinergias com outras redes, visando aumentar a ocupação e os aluguéis no futuro. No entanto, eles ressaltaram a importância de monitorar se essa estratégia será bem-sucedida.

Em relação às inaugurações, a Multiplan se destacou em agosto, com 11 aberturas. Os analistas elogiaram a recuperação da empresa, que teve um início de ano ruim com o fechamento de algumas lojas. No entanto, alertaram que os custos de ocupação na Multiplan estão acima da média, o que representa um desafio considerável, especialmente no atual cenário de dificuldades enfrentado pelas varejistas.

Esses dados refletem a realidade do setor de shopping centers no Brasil, com um aumento no fechamento de lojas, principalmente devido às dificuldades financeiras enfrentadas por muitas empresas. Essa situação tem impactos tanto no mercado financeiro, com as ações dessas empresas sendo afetadas, quanto para os investidores individuais, que devem acompanhar de perto a situação das varejistas antes de tomar decisões de investimento.

Publicidade
Publicidade
🡡