📰 Últimas notícias
Se eu soubesse disso antes, eu teria mais hoje

Se eu soubesse disso antes, eu teria mais hoje

Publicidade

O Custo da Liquidez e a Importância de Investir no Longo Prazo

À medida que envelhecemos e acumulamos experiência, entendemos o que poderíamos ter feito de forma diferente no passado para obter melhores resultados. Hoje, vou abordar uma dessas lições aprendidas com a experiência: a maioria das pessoas tem mais liquidez do que o necessário. Essa atitude tem um custo e se manifesta em perda de patrimônio no longo prazo.

Existem duas justificativas comuns que levam os investidores a terem mais liquidez do que o necessário, mas também são contraditórias. Alguns investidores caem na armadilha da liquidez ao usar ambas as justificativas ao mesmo tempo.

Vamos começar pela razão negativa. Somos educados a pensar que algo ruim pode acontecer a qualquer momento e que precisaremos de muito dinheiro. O problema surge quando essa mentalidade nos leva a manter todo o nosso dinheiro em ativos líquidos, imaginando "e se acontecer...". O erro reside na base dessa mentalidade. Quando começamos a investir, é comum ouvirmos que precisamos construir uma reserva de emergência para o caso de algo dar errado. Perguntamos então: qual o valor dessa reserva? E normalmente a resposta é: ela deve ser pelo menos o equivalente a 6 meses do seu custo mensal ou salário.

No entanto, houve uma interpretação errada nessa recomendação. Reserva de emergência é diferente de reserva de liquidez. Sim, é importante construir pelo menos uma reserva em ativos de baixo risco que possa cobrir pelo menos 6 meses do seu salário ou custo. Mas é errado acreditar que essa reserva precise estar totalmente em ativos líquidos.

Mesmo se você acreditar que pode perder o emprego em breve, não é necessário ter todo o seu dinheiro em liquidez diária hoje. Se você perder o emprego, seu salário pode temporariamente ser substituído por resgates de seus investimentos financeiros. No entanto, há dois pontos a serem considerados. Primeiro, você não vai sacar todo o dinheiro dos 6 meses no dia seguinte em que ficar desempregado. Os recursos serão resgatados ao longo dos meses seguintes. Segundo, ainda temos o recurso do FGTS, uma poupança forçada que, normalmente, é liberada em 30 a 60 dias. Além disso, o empregador recolhe 8% do seu salário ao longo do ano, o que significa que você tem praticamente 1 mês de salário acumulado no FGTS a cada ano trabalhado, sem considerar as multas rescisórias.

Outra razão usada para ter liquidez é a necessidade médica. No entanto, isso deve ser analisado com cuidado e levando em consideração a existência de um seguro saúde. É claro que coisas ruins podem acontecer, mas, pela minha experiência em orientar investidores, elas ocorrem com muito menos frequência do que imaginamos.

A razão positiva pela qual os investidores desejam liquidez é a expectativa de que uma oportunidade apareça. Minha avó costumava dizer: "Só se encontra dinheiro no chão quem olha para o chão e procura". Se você está procurando uma oportunidade específica, então sim, ela pode surgir. Mas, nesse caso, a reserva de liquidez é algo planejado. Caso contrário, convenhamos, oportunidades não caem do céu.

De fato, a melhor oportunidade está diante de todos nós neste momento e vou repetir o que já escrevi em outras ocasiões. Sabemos que os juros vão cair e que hoje temos juros altos. A oportunidade está em fixar esses juros altos por um longo período.

Publicidade
Publicidade
🡡