📰 Últimas notícias
Review Peugeot 208 Turbo Style | Motor transforma hatch no melhor compacto

Review Peugeot 208 Turbo Style | Motor transforma hatch no melhor compacto

Publicidade

Análise do Peugeot 208 Turbo Style: O melhor hatch compacto do mercado brasileiro?

O lançamento da nova geração do Peugeot 208 no Brasil em 2020 trouxe uma grande agitação ao mercado de hatches compactos. Com um design arrebatador, acabamento de boa qualidade e um ótimo pacote tecnológico, o modelo francês logo se viu enfrentando os consagrados Chevrolet Onix e Hyundai HB20. No entanto, durante esse período, o grupo Stellantis ainda não havia sido formado e muitas dúvidas pairavam sobre como esse carro se sairia no mercado sul-americano.

Um grande "senão" do Peugeot 208 sem o motor turbo

No Brasil, o Peugeot 208 chegou sem o esperado motor 1.2 turbo, que estava disponível na Argentina, onde é fabricado. Em um primeiro momento, todas as versões utilizavam apenas o motor 1.6. Conforme os especialistas do Canaltech avaliaram, essa ausência do motor turbo talvez tenha sido o grande ponto negativo do hatch, uma vez que o seu destaque estava no design e nos equipamentos. Com a chegada da Stellantis, essa situação começou a mudar, e o motor 1.0 turbo da Fiat foi instalado no Peugeot 208, impulsionando as vendas.

O motor turbo: a peça que faltava para o Peugeot 208

Somente em 2023 o motor turbo chegou ao Peugeot 208, trazendo consigo o conhecido propulsor de 1.0 turbo de 130cv, o mesmo encontrado em carros como o Fiat Pulse. Essa adição foi fundamental para tornar o hatch ainda mais atraente e um verdadeiro concorrente para seus rivais. Com o objetivo de analisar se o Peugeot 208 Turbo é realmente o melhor hatch do mercado, o autor deste texto passou um bom tempo com a versão Style desse modelo.

Conectividade e segurança do Peugeot 208 Style

Em termos de conectividade, o Peugeot 208 Style oferece uma central multimídia já conhecida pela marca, com uma tela de boa qualidade e funcionalidades interessantes, como o espelhamento de celular sem fio. No entanto, ainda falta a implementação de recursos como o 4G nativo e módulos de conectividade presentes em outros carros da Stellantis. Já em relação à segurança, o Peugeot 208 Style conta apenas com quatro airbags, controle de estabilidade e tração, e freios a disco na dianteira. Para os especialistas, é decepcionante que um carro de mais de R$ 100 mil ofereça apenas esse nível básico de segurança.

Experiência de condução e desempenho do Peugeot 208 Turbo

A verdadeira mudança na experiência com o Peugeot 208 está na condução e no desempenho graças ao motor 1.0 turbo da família GSE. Com 130cv de potência e 20,4 kgf/m de torque, o hatch se tornou o mais potente e rápido do segmento, excluindo o VW Polo GTS, que possui um apelo mais esportivo. O motor turbo proporciona ao carro uma agilidade notável e um excelente consumo de combustível. Além disso, a plataforma CMP do Peugeot 208 é mais moderna e bem pensada em comparação com outras do grupo Stellantis, o que torna o carro dinamicamente quase perfeito na cidade e na estrada. O conjunto da suspensão é bem ajustado, oferecendo firmeza sem prejudicar o conforto.

Aspectos negativos do Peugeot 208 Turbo Style

No entanto, nem tudo são flores no uso do Peugeot 208 Turbo. O espaço interno é um fator de preocupação, especialmente para famílias maiores. O entre-eixos de 2,53m não é ruim, porém o espaço acaba não sendo bem aproveitado. Além disso, a versão Style apresenta a falta de alguns equipamentos de conforto e comodidade, como o espelho retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros, sensor crepuscular e sensor de chuva. Essa falta de itens em um carro de mais de R$ 100 mil é considerada um ponto negativo.

Acabamento e design do Peugeot 208 Turbo Style

O acabamento e design do Peugeot 208 Turbo Style são bastante elogiados. As rodas aro 17, exclusivas dessa versão, conferem ao hatch um visual esportivo e requintado. No interior, as diferenças em relação a outras versões são mais sutis, com destaque para as costuras em azul nos bancos e encostos, mescla de couro e tecido nos assentos, e tapetes com a nomenclatura Style em azul.

Principais concorrentes do Peugeot 208 Turbo Style

Os principais concorrentes do Peugeot 208 Turbo Style no mercado brasileiro são as versões intermediárias do Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo. No entanto, clientes do Fiat Argo e do Honda City também podem ficar interessados no Peugeot 208 Turbo. Os preços variam entre R$ 100 e R$ 120 mil.

Conclusão: O melhor hatch compacto à venda no Brasil?

Após dias de uso com o Peugeot 208 Turbo Style, em diferentes condições de estrada e ruas de São Paulo, o autor desta análise considera que o carro é uma das melhores opções disponíveis no mercado brasileiro atualmente. Ele arrisca afirmar que o Peugeot 208 Turbo é o melhor hatch compacto à venda no país, levando em consideração todas as versões. A combinação da plataforma CMP com o motor 1.0 turbo resultou em um carro excelente em termos de dinâmica, consumo e dirigibilidade.

O Peugeot 208 Turbo Style está disponível em todo o Brasil pelo preço de R$ 109.990. Esta análise foi feita com base em uma unidade cedida gentilmente pela Stellantis South America ao Canaltech.

Publicidade
Publicidade
🡡