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Renan Filho: meta é finalizar 2024 com 80% da malha rodoviária em classificação boa ou ótima

Renan Filho: meta é finalizar 2024 com 80% da malha rodoviária em classificação boa ou ótima

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Renan Filho: meta é finalizar 2024 com 80% da malha rodoviária em classificação boa ou ótima

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo antecipou para este ano a meta de alcançar 80% da malha rodoviária em classificação boa ou ótima. Anteriormente, o prazo ia até o final de 2026. Se essa meta for cumprida, será o patamar mais alto registrado na série histórica do Índice de Condição da Manutenção (ICM), levantado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Um panorama da situação atual

Segundo dados do ICM, em 2016, o índice atingiu seu pico, com 68% das rodovias classificadas como boas ou ótimas. No entanto, em 2022, alcançou seu patamar mais baixo, com apenas 52% das rodovias nessas categorias. No ano passado, houve uma melhora, chegando a 67%.

Diante desses números, Renan Filho destacou a importância dos investimentos na infraestrutura rodoviária, visto que os resultados mostram como ela responde positivamente a esse tipo de ação.

Perspectivas para este ano

Durante a coletiva de imprensa, o ministro afirmou que a meta estabelecida para este ano é mais otimista do que a projetada pelo próprio DNIT, que estima cerca de 75% de rodovias em classificação boa ou ótima. Renan Filho ressaltou que, independentemente do percentual exato a ser alcançado, ao longo do ano a condição da malha rodoviária será a melhor registrada até o momento.

Metodologia do Índice de Condição da Manutenção (ICM)

O ICM é calculado por meio de levantamentos de campo que têm como objetivo classificar cada segmento rodoviário em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom. Ele é composto pelo Índice de Pavimentação (IP), que representa 70% do valor final, e o Índice de Conservação (IC), que representa os 30% restantes.

Para os trechos pavimentados, o ICM é obtido por meio de filmagens da rodovia com câmeras de ação. Esses vídeos passam por uma análise utilizando o software DNIT-ICM, desenvolvido pela equipe do Labtrans da Universidade Federal de Santa Catarina. Essa ferramenta utiliza técnicas de visão computacional e redes neurais para automatizar a detecção dos elementos que compõem o ICM.

Já nos trechos não pavimentados (e também quando não é possível realizar filmagens em trechos pavimentados), foi desenvolvido um aplicativo chamado ICM mobile, que estará disponível em breve para dispositivos móveis.

Impactos no mercado financeiro e para investidores individuais

A melhora na classificação da malha rodoviária traz impactos diretos para o mercado financeiro e para os investidores individuais. Uma infraestrutura de transporte em condições boas ou ótimas permite um escoamento mais eficiente da produção, reduzindo custos de logística e aumentando a competitividade das empresas.

Isso pode impactar positivamente as ações de empresas ligadas ao setor de transporte e logística, que podem ver uma demanda maior por seus serviços. Além disso, a melhoria da infraestrutura rodoviária também beneficia outros setores da economia, como o agronegócio e o comércio, que dependem do transporte de mercadorias.

Para os investidores individuais, é sempre importante acompanhar a evolução da infraestrutura e as metas estabelecidas pelo governo. Isso porque, ao identificar setores que podem se beneficiar dessas melhorias, é possível avaliar oportunidades de investimento.

Em resumo, a antecipação da meta de alcançar 80% da malha rodoviária em classificação boa ou ótima até 2024 traz perspectivas positivas para o setor de transporte e logística, bem como para a economia como um todo. A melhoria da infraestrutura rodoviária pode impulsionar o crescimento econômico, além de oferecer oportunidades de investimento para aqueles que buscam diversificar suas carteiras.

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