Reavaliação de imóveis deve sustentar valorização dos FIIs em 2024, sinaliza Rio Bravo
11/12/2023Reavaliação de imóveis deve sustentar valorização dos FIIs em 2024, sinaliza Rio Bravo
A gestora Rio Bravo divulgou sua carta mensal, na qual expressa uma visão positiva em relação ao período de reavaliação patrimonial dos fundos imobiliários. Segundo a Instrução CVM 516/11, os fundos imobiliários devem realizar a avaliação dos imóveis do portfólio pelo menos uma vez ao ano.
A expectativa da Rio Bravo é que a redução da taxa de juros, impulsionada pelos cortes da taxa Selic, tenha um impacto positivo na reavaliação dos ativos imobiliários. Isso ocorre porque a taxa de desconto utilizada para avaliar os ativos pode ser reduzida, o que tende a valorizá-los. Esse processo é fundamental para a precificação das cotas negociadas na Bolsa de Valores e influencia diretamente o retorno dos investidores.
A diretora de investimentos imobiliários da Rio Bravo, Anita Scal, destaca que os fundos de FoFs (que investem em cotas de outros FIIs) e os fundos de "tijolo" (que investem diretamente em imóveis) podem se beneficiar desse cenário favorável. Para 2023, o índice dos fundos imobiliários mais negociados na Bolsa (Ifix) já registra uma alta acumulada de aproximadamente 11%. A previsão da diretora é que essa tendência de alta possa se manter em 2024.
A Rio Bravo identifica potencial de valorização em diversos fundos que possuem ativos bem localizados e que apresentam perspectiva de aumento de aluguel, redução de alavancagem e reciclagem do portfólio. Esses fatores contribuem para a valorização dos FIIs.
No entanto, é importante ressaltar que, no momento da escrita desta notícia, o Ifix registrava queda de 0,11% às 12h22, indicando que o mercado ainda pode apresentar volatilidade. Portanto, os investidores devem estar atentos ao cenário e considerar outros fatores antes de tomar suas decisões.
É sempre importante lembrar que a projeção para os fundos imobiliários é apenas uma análise e não uma certeza. O mercado financeiro é bastante dinâmico e sujeito a mudanças. Portanto, é fundamental que cada investidor faça sua própria análise e avaliação dos riscos antes de investir.
Confira também os demais destaques do dia no mercado financeiro e veja a lista dos FIIs que distribuem dividendos hoje.