📰 Últimas notícias
Quem é Max Telles, herdeiro de Marcel Telles na AB InBev

Quem é Max Telles, herdeiro de Marcel Telles na AB InBev

Publicidade

Quem é Max Telles, herdeiro de Marcel Telles na AB InBev

Max Van Hoegaerden Herrmann Telles foi anunciado como o sucessor de seu pai, Marcel Telles, na AB InBev. Sua fatia na fabricante de bebidas é avaliada em US$ 6,1 bilhões, segundo informações da Bloomberg. Essa transferência de ações representa um importante passo no plano de sucessão liderado por Telles e seus sócios, Jorge Paulo Lemann e Carlos Sicupira.

Um plano de sucessão bem estruturado

Desde o ano 2000, Telles, Lemann e Sicupira redigiram um acordo a fim de facilitar a passagem de bastão para os seus herdeiros. No total, os sócios possuem onze sucessores. Ao longo dos anos, o trio vem preparando seus filhos para dar continuidade aos negócios, oferecendo treinamento e proporcionando encontros anuais. Max Telles é o filho mais novo de Marcel e fruto do seu casamento com Bianka van Hoegaerden, do qual se divorciaram em 2009.

Perfil discreto e formação profissional

No Linkedin, Max mantém um perfil discreto, com poucas conexões e sem publicações. Sua experiência profissional mais recente foi como analista financeiro na BTG Pactual Asset Management, onde trabalhou de setembro de 2019 a abril de 2022. Anteriormente, ele foi trainee na AB InBev em Saint Louis, nos Estados Unidos. Vale ressaltar que todos os descendentes dos sócios da 3G Capital têm a oportunidade de passar um ano como trainee em alguma das empresas do grupo, sem a necessidade de passar por um processo seletivo.

Sucessão familiar

Marcel Telles, com 73 anos, é o mais jovem do trio de bilionários e aquele que mais trabalhou em cervejarias ao longo da parceria que remonta aos anos 1970. Ele dirigiu a Brahma do Brasil após sua aquisição pelo antigo banco de investimentos Garantia, no final dos anos 1980, e também contribuiu para a criação da Ambev em 1999. A AB InBev, fabricante de marcas como Budweiser, Stella Artois e Michelob Ultra, foi formada em 2008 após fusões com as belgas Interbrew e Anheuser-Busch.

Transferências de participações

Marcel Telles já transferiu algumas de suas participações para seus filhos, como a doação de ações na imobiliária brasileira São Carlos Empreendimentos e Participações para Max e Christian em 2017. Lemann e Sicupira também transferiram ações dessa empresa para seus familiares na mesma época. Essas movimentações fazem parte do processo de sucessão e fortalecem a continuidade dos negócios familiares.

Perfil low profile

Max Telles parece ter um perfil mais reservado em comparação ao seu irmão mais velho, Christian, que é mais ativo nas redes sociais. No Linkedin, Christian destaca sua experiência em venture capital e é atualmente sócio da Expanding Capital, uma empresa baseada na Califórnia. Seu currículo inclui passagens por outras startups, além do estágio de três meses na 3G Capital e de 11 meses na Ambev como trainee.

Em resumo, a sucessão de Marcel Telles na AB InBev com a transferência de ações para seu filho Max representa uma importante etapa no plano de sucessão traçado pelos sócios da 3G Capital. Essa movimentação não apenas fortalece a continuidade dos negócios familiares, mas também tem impacto no mercado financeiro, já que Max Telles ocupará uma posição de destaque na fabricante de bebidas. Os investidores brasileiros e interessados em finanças devem ficar atentos a essa transição e às possíveis consequências para o setor.

Publicidade
Publicidade
🡡