📰 Últimas notícias
Quando usar um water cooler no computador?

Quando usar um water cooler no computador?

Publicidade

Quando usar um water cooler no computador?

Os air coolers são os sistemas de resfriamento mais tradicionais para computadores, mas os water coolers estão cada vez mais populares no mercado, com radiadores, ventoinhas e LEDs RGB. Embora ambos sejam ótimas opções, existem situações em que é recomendado usar um water cooler.

Potência de resfriamento

Os water coolers são mais potentes do que os air coolers quando se trata de resfriar o processador. Isso ocorre porque os water coolers retiram a energia térmica da CPU por meio de um composto líquido, enquanto os air coolers utilizam o vento. Portanto, para processadores que esquentam muito, como os modelos topo de linha da Intel e AMD, é recomendado o uso de water coolers.

Problemas de superaquecimento

Mesmo investindo em air coolers premium, às vezes o processador ainda pode apresentar altas temperaturas. Isso pode ser causado por uma incompatibilidade entre o chip e o resfriamento a ar. Se a CPU continuar com temperaturas elevadas, mesmo nos modelos menos exigentes, é aconselhável procurar um water cooler de qualidade. Antes disso, verifique se a pasta térmica está ressecada e se o fluxo de ar do gabinete está adequado.

Overclock

O overclock é uma técnica para acelerar o processador, aumentando suas frequências. No entanto, quanto mais alta a frequência, mais calor a CPU produzirá e, portanto, é necessário um cooler mais potente para dissipar esse calor. Para aqueles que desejam fazer overclock, os water coolers de 360mm são bastante utilizados. No entanto, é importante ressaltar que o overclock mais extremo exigirá um investimento maior, como o uso de hidrogênio líquido.

Estética

Os water coolers, geralmente, possuem algum tipo de iluminação, como LEDs, que podem ser estáticos ou customizáveis por meio de aplicativos. Essa estética é um ponto a ser considerado, pois adiciona um visual interessante ao gabinete. Além disso, muitos water coolers topo de linha possuem displays na bomba, permitindo personalizações e até mesmo informações como monitoramento de temperatura. Portanto, para quem deseja uma montagem forte e marcante, os water coolers têm uma vantagem estética.

Espaço no gabinete

Embora os water coolers não sejam exatamente pequenos, o radiador pode ser posicionado de forma a ocupar menos espaço visível dentro do gabinete. Isso ocorre porque o radiador fica praticamente escondido em seu lugar de encaixe, deixando apenas as mangueiras, a bomba e parte das ventoinhas à mostra. Portanto, essa solução de resfriamento é ideal para quem quer ter mais espaço livre dentro do gabinete.

Custo-benefício

Atualmente, os water coolers e os air coolers premium costumam ter preços semelhantes. Em uma situação em que os dois estejam na mesma faixa de preço e o objetivo seja o melhor desempenho, o water cooler é a escolha certa. É importante ressaltar que a comparação de desempenho dependerá da qualidade dos produtos e de marcas e lojas confiáveis.

Portanto, ao considerar todas essas situações, é possível tomar uma decisão mais informada sobre o uso de um water cooler no computador. Essa solução de resfriamento tem vantagens em relação ao resfriamento a ar em alguns cenários, principalmente quando se trata de processadores que esquentam muito, overclock e estética. No entanto, é importante verificar a compatibilidade com o gabinete e avaliar o custo-benefício entre as opções disponíveis no mercado.

Publicidade
Publicidade
🡡