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Quais as melhores e piores rodovias do Brasil?

Quais as melhores e piores rodovias do Brasil?

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Quais as melhores e piores rodovias do Brasil?

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou recentemente o ranking das melhores e piores rodovias do Brasil, em uma pesquisa que analisou mais de 11 mil quilômetros da malha rodoviária do país.

A pesquisa revelou que 67,5% das rodovias pavimentadas do Brasil estão em condição regular, ruim ou péssima. Foram identificados 2.648 pontos críticos, como quedas de barreira, pontes caídas, erosões e buracos na pista, que prejudicam o tráfego e a segurança dos usuários.

De acordo com a CNT, seria necessário um investimento de R$ 94,12 bilhões para realizar ações emergenciais de restauração, manutenção ou reconstrução das rodovias brasileiras.

Apenas três das dez melhores rodovias do Brasil são administradas pelo poder público, sendo duas em São Paulo e uma em Goiânia. A primeira colocada é a RJ-124, que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia. As outras duas rodovias que completam o ranking das melhores estão sob concessão para empresas privadas, sendo a SP-270, que liga Presidente Epitácio a Ourinhos, e a SP-225, que vai de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo.

No lado oposto, o título de pior rodovia do Brasil ficou com a AM-010, que faz a ligação entre Manaus e Itacoatiara. O ranking das 10 piores rodovias é composto exclusivamente por rodovias sob administração pública, todas localizadas nas regiões Norte e Nordeste do país.

A pesquisa da CNT reforça a importância de investimentos na malha rodoviária do país, que enfrenta uma baixa qualidade em suas condições. Esses investimentos são essenciais para garantir a segurança e a fluidez do tráfego, além de impulsionar o desenvolvimento econômico.

É fundamental que o governo e as autoridades responsáveis priorizem a melhoria das rodovias brasileiras, visando não apenas a segurança dos usuários, mas também impulsionando o crescimento do setor de transporte rodoviário.

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