Provavelmente, “alguma coisa vai quebrar”, diz El-Erian após dados de emprego nos EUA
07/10/2023Provavelmente, “alguma coisa vai quebrar”, diz El-Erian após dados de emprego nos EUA
Segundo Mohamed El-Erian, ex-CEO da Pimco e atual presidente do Queen's College em Cambridge, os recentes dados de emprego nos Estados Unidos podem levar o Federal Reserve (Fed) a manter os juros mais altos por mais tempo. El-Erian acredita que esses números são "consistentes" com sua previsão de uma possível recessão e afirma que essa situação pode impactar tanto os mercados financeiros quanto a economia em si.
Recessão em vista
De acordo com El-Erian, a economia dos Estados Unidos tem se acostumado com taxas de juros extremamente baixas e injeções de liquidez. No entanto, o mercado de trabalho robusto e os dados de emprego divulgados na sexta-feira indicam uma mudança de cenário nesse sentido. O ex-CEO da Pimco alerta que essa transição está acontecendo de forma significativamente mais rápida do que o esperado.
Impacto no mercado financeiro
As expectativas de um aumento nos juros do Fed em novembro têm aumentado devido ao bom desempenho do mercado de trabalho. Isso, por sua vez, tem levado a precificação antecipada de futuros cortes. Os swaps de juros, por exemplo, agora estimam o primeiro corte de 0,25 ponto percentual em setembro de 2024, comparado a julho anteriormente. Essa precificação mais agressiva indica uma possível mudança de perspectiva no mercado financeiro.
O posicionamento do Fed
El-Erian, que foi um dos economistas críticos em relação ao atraso do Fed no combate à inflação, acredita que a postura do banco central pode resultar em consequências negativas no final do ciclo de inflação. Para ele, quando o combate à inflação é iniciado tarde demais, o preço a ser pago no final pode ser alto.
Impactos para investidores individuais no Brasil
Para os investidores brasileiros interessados no mercado financeiro e em investimentos, as informações divulgadas por El-Erian podem ser relevantes para tomar decisões de investimento. É importante estar atento aos possíveis desdobramentos dos dados de emprego nos Estados Unidos, uma vez que isso pode influenciar as políticas do Fed e, consequentemente, o cenário econômico internacional.
Por isso, é recomendado estar atento ao desenvolvimento dos acontecimentos e buscar informações de fontes confiáveis para tomar decisões informadas sobre investimentos. Lembre-se também de contar com a assessoria de profissionais qualificados, que possam auxiliá-lo na análise de cenários e fundamentos macroeconômicos. Assim, é possível ajustar sua estratégia de investimento de forma mais segura e assertiva.