📰 Últimas notícias
Produtores do Norte de Minas vendem 15 toneladas de mel para a Bélgica

Produtores do Norte de Minas vendem 15 toneladas de mel para a Bélgica

Publicidade

Mel orgânico do Norte de Minas chega à Europa

No último dia 17 de agosto, produtores dos municípios de Guaraciama e Bocaiuva, no Norte de Minas, realizaram a venda de 15 toneladas de mel silvestre orgânico para a Bélgica. Esse carregamento foi feito através do entreposto do mel, da Cooperativa de Apicultores do Norte de Minas (Coopemapi) em Bocaiuva.

Essa exportação de mel orgânico começou em 2019 e tem o apoio do projeto "Agro.BR", desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A produção e exportação do mel orgânico contam também com o suporte do Sistema Faemg/Senar, da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nas ações de valorização da cadeia apícola da região.

Os produtores de mel orgânico no Norte de Minas recebem capacitação técnica para atender às exigências do mercado internacional. Além da Bélgica, a cooperativa de apicultores já enviou sua produção para outros países, como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália e China.

Os apicultores norte-mineiros também são conhecidos por lançar no mercado produtos orgânicos diferenciados, como o "mel de aroeira" e o "mel monofloral de pequi". A Coopemapi se tornou uma cooperativa de excelência na comercialização para o mercado externo, graças ao trabalho desenvolvido pelos produtores e a parceria com entidades como CNA e Faemg/Senar.

Essa exportação de mel para a Bélgica representa um reconhecimento da importância da apicultura do Norte de Minas e traz benefícios tanto para os apicultores quanto para a economia local, gerando mais empregos e contribuindo para a qualidade de vida dos produtores.

Para viabilizar a exportação, foram realizadas análises de controle de qualidade em laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e auditadas empresas certificadoras orgânicas. O processo incluiu também a rastreabilidade do produto e a coleta de amostras para análises, e a documentação necessária foi enviada ao Ministério da Agricultura para a liberação da carga.

Essa conquista dos produtores de mel orgânico do Norte de Minas é um feito grandioso e importante para a região, demonstrando a eficácia das parcerias entre os sindicatos e entidades como Faemg/Senar no desenvolvimento dos cursos, assistência técnica e gerencial, que contribuem para o sucesso dos empreendimentos locais.

Com a crescente demanda por produtos orgânicos, essa exportação de mel orgânico do Norte de Minas para a Europa mostra o potencial do Brasil nesse mercado. Os produtores brasileiros estão conquistando reconhecimento internacional pela qualidade dos seus produtos, o que traz oportunidades de negócios e desenvolvimento para a região.

Publicidade
Publicidade
🡡