📰 Últimas notícias
Preço dos SSDs devem subir 50% em 2024

Preço dos SSDs devem subir 50% em 2024

Publicidade

Preço dos SSDs devem subir 50% em 2024

Uma nova pesquisa da TrendForce revela que as fabricantes de SSDs vão subir seus preços em até 50% para recuperar a lucratividade neste início de 2024. O aumento será nas NAND Flash produzidas por empresas como Samsung, Kioxia, Micron e SK Hynix.

Aumento agressivo nos preços

Segundo a pesquisa, as principais fabricantes domésticas da indústria de NAND Flash indicam que as grandes corporações continuarão a aumentar seus preços de forma agressiva. É esperado que os preços precisem subir acima dos 40% novamente para que possam atingir o ponto de equilíbrio.

Tentativa de recuperar lucros perdidos

Vale lembrar que a Samsung reduziu sua produção de SSDs em até 50% desde setembro de 2023, na tentativa de reverter a queda de 95% dos lucros que vinham do mercado de 3D NAND e DRAM. Agora, o movimento de aumentar os valores dos SSDs visa retomar os valores que não foram arrecadados, seguido pelas demais fabricantes.

Momento favorável para investir

Esta ação pode parecer extrema, mas é importante destacar que estamos vivenciando o ponto mais baixo da indústria de NAND Flash e o aumento de até 50% nos preços é uma tentativa de voltar aos níveis de produção como estavam no passado. Portanto, se você está pensando em adquirir uma memória SSD que desejava, este é o momento certo para investir antes de ver um aumento ainda mais expressivo.

Liderança de mercado

No último trimestre, a Samsung manteve a liderança do mercado de SSDs NAND Flash, representando 32,3% de toda a fatia. Em segundo lugar está a SK Group (que possui a SK Hynix e a Solidigm) com 18,6% de participação. A Western Digital (que engloba a Sandisk também) segue em terceiro lugar com 16,9%. A Kioxia e a Micron ocupam a quarta e quinta colocação respectivamente, com 14,5% e 12,5% de participação.

O futuro do mercado de SSDs

Em 2024, espera-se uma corrida das fabricantes para recuperarem os lucros perdidos com SSDs e manterem uma competitividade que represente resultados melhores no fechamento do próximo período fiscal. Resta aguardar para ver se o público vai aderir aos novos preços ou se teremos mais quedas no volume de vendas.

Fonte: Tweak Town

Publicidade
Publicidade
🡡