📰 Últimas notícias
Plano B? Microsoft lança Phi-2, seu novo modelo próprio de IA

Plano B? Microsoft lança Phi-2, seu novo modelo próprio de IA

Publicidade

Plano B? Microsoft lança Phi-2, seu novo modelo próprio de IA

A Microsoft, ao mesmo tempo em que mantém um investimento bilionário na OpenAI para ter acesso às tecnologias de inteligência artificial da empresa, está desenvolvendo internamente suas próprias soluções em IA. Nessa terça-feira (12), a Big Tech de Redmond anunciou uma nova versão do seu modelo de linguagem de pequena escala (SLM) chamado Phi, que está disponível para clientes do Azure AI Studio.

O novo modelo, chamado Phi-2, possui mais de 2,7 bilhões de parâmetros, mais que o dobro da versão anterior do Phi. Apesar de ter uma quantidade menor de parâmetros em comparação aos modelos de linguagem de larga escala (LLMs) disponíveis no mercado, os resultados divulgados pela Microsoft são impressionantes. De acordo com a empresa, em benchmarks complexos o Phi-2 corresponde ou supera modelos até 25 vezes maiores, graças a inovações no dimensionamento do modelo e na curadoria de dados de treinamento.

Uma vantagem do Phi-2 é que, por ser menor, ele exige menos poder computacional para operar, tornando-se uma opção mais barata em relação aos LLMs maiores. Além disso, o treinamento com dados de melhor qualidade garante um desempenho similar aos outros modelos. A Microsoft informa que sua mistura de dados de treinamento contém conjuntos de dados sintéticos e da web cuidadosamente selecionados, filtrados com base no valor educacional e na qualidade do conteúdo, para ensinar ao modelo raciocínio de bom senso e conhecimento geral.

Em comparação com outras IAs do mercado, como o Mistral, o Llama 2 e o Gemini Nano 2 (anunciado pelo Google), o Phi-2 apresentou um desempenho superior em todas as avaliações. Os resultados indicam que a solução da Microsoft é bastante eficiente, mesmo com uma quantidade menor de parâmetros.

O lançamento da nova versão do Phi ocorre cerca de um mês após um episódio de turbulência na OpenAI, em que o CEO Sam Altman foi demitido pelo conselho diretor e depois readmitido em menos de uma semana. Como investidora majoritária na OpenAI, a Microsoft foi pega de surpresa com essa situação e pode estar buscando uma alternativa de segurança. O Phi-2 pode representar essa alternativa, caso a parceria com a OpenAI enfrente problemas no futuro.

O novo modelo de linguagem da Microsoft já está disponível para o público por meio do catálogo do Azure AI Studio. Com o lançamento do Phi-2, a Microsoft demonstra sua capacidade de desenvolver soluções em IA de forma independente, o que pode ter um impacto significativo no mercado financeiro e para investidores individuais no Brasil. A empresa continua inovando e oferecendo alternativas para melhorar os desempenhos de seus modelos de IA, o que pode abrir portas para novas oportunidades e investimentos no setor.

Publicidade
Publicidade
🡡