Piscicultores aumentam produção com ajuda da tecnologia
19/11/2023Piscicultores brasileiros investem em tecnologia para aumentar a produção
Nos últimos anos, a produção de peixes de cultivo no Brasil tem crescido significativamente, atingindo quase 900 toneladas segundo um levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura. Comparando esse número com as 560 toneladas registradas em 2014, fica evidente o aumento na produção desses animais.
Um fator chave para esse crescimento é o investimento em inovação e tecnologia por parte dos produtores. Um exemplo é a cidade de Riolândia, onde a piscicultura tem ganhado destaque. Lá, é possível encontrar tanques de alto volume, que podem engordar até 80 mil peixes. Esse aumento na capacidade de engorda é resultado de investimentos em tecnologia e mão de obra especializada.
Antigamente, os piscicultores trabalhavam com pequenas gaiolas que alojavam no máximo de dois a três mil peixes. Atualmente, eles estão optando por gaiolas tecnológicas, onde uma gaiola equivale a 25 das antigas. Além disso, a automação tem facilitado o trabalho e reduzido o número de funcionários necessários.
A manutenção e limpeza dos tanques também foram beneficiadas pela tecnologia. Agora, é possível retirar a estrutura debaixo d'água injetando ar nos tambores, fazendo com que as gaiolas fiquem totalmente fora da água. O processo de retorno das gaiolas à água também é simples, bastando retirar o ar dos tambores.
A alimentação dos peixes também foi automatizada, com a utilização de recipientes chamados de silo para armazenar a ração. Um dispensador é responsável pelo abastecimento dos tanques, "jogando" a ração para os peixes. A retirada dos peixes dos tanques também é feita de maneira automatizada, utilizando máquinas de sucção.
Essa adoção da tecnologia tem trazido resultados positivos para os piscicultores. Além da maior produtividade, eles agora têm mais controle e cuidado com os animais. A automação também trouxe benefícios na hora da vacinação, que agora pode ser feita de forma mais eficiente e rápida.
A piscicultura é um setor em constante crescimento no Brasil, e para se manterem lucrativos, os produtores continuam investindo em inovação e tecnologia. Essas novas tecnologias permitem um aumento na produção, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade dos peixes e otimizam a gestão da piscicultura.