📰 Últimas notícias
Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o do diesel

Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o do diesel

Publicidade

Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o do diesel

Na noite de ontem, a Petrobras anunciou que realizará um reajuste nos preços dos combustíveis a partir deste sábado. A estatal irá reduzir em 4,09% o preço da gasolina e aumentar em 6,58% o preço do diesel. Esta é a primeira mudança nos preços praticados pela companhia nos últimos 64 dias.

Analisando o impacto desses reajustes na inflação, alguns especialistas alertam para possíveis consequências negativas. Apesar da redução no preço da gasolina, o aumento do diesel pode causar um espalhamento da carestia na economia a médio prazo. Isso ocorre porque o diesel afeta diversos setores, como o de transporte e geração de energia.

No comunicado oficial, a Petrobras destacou que o preço final ao consumidor nos postos de combustível é influenciado por outros fatores, como tributos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e revenda.

É importante ressaltar que, mesmo com o reajuste, a variação acumulada no ano dos preços de venda da gasolina e do diesel para as distribuidoras ainda registra uma redução. No caso da gasolina, a queda acumulada é de R$ 0,27 por litro, e no diesel, a redução chega a R$ 0,44.

O reajuste realizado pela Petrobras tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidade para o consumidor. A estatal destaca que os fundamentos dos mercados externo e interno, juntamente com a estratégia comercial da empresa, resultaram em movimentos distintos para cada produto.

A gasolina é um dos produtos que mais impactam a inflação, sendo que a sua redução de preço pode ajudar a conter o aumento do custo de vida para o consumidor. Estimativas apontam que, para cada 1% de redução no preço da gasolina, há um impacto de baixa de 0,05 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês.

É válido ressaltar que os preços dos combustíveis no mercado doméstico estavam abaixo dos praticados no mercado internacional, o que indica uma defasagem negativa. Apesar disso, a expectativa é que o reajuste anunciado pela Petrobras não tenha grande repercussão, já que o mercado está tranquilo com relação à inflação.

Em suma, a redução do preço da gasolina e o aumento do preço do diesel anunciados pela Petrobras têm impactos significativos na economia e no mercado financeiro. A medida tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva, mas também pode influenciar a inflação a médio prazo. É importante estar atento às consequências desses reajustes para o consumidor brasileiro e para os investidores do setor de energia e transporte.

Publicidade
Publicidade
🡡