📰 Últimas notícias
Petrobras diz que vai reavaliar venda de refinaria na BA

Petrobras diz que vai reavaliar venda de refinaria na BA

Publicidade

Petrobras diz que vai reavaliar venda de refinaria na BA

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou que a estatal está revisando a venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), atual Refinaria de Mataripe, na Bahia. A declaração foi feita por meio de suas redes sociais, onde ele afirmou que a empresa está em diálogo com os órgãos de controle e que já há um procedimento administrativo em andamento para avaliação do negócio.

Importância do controle externo

Prates ressaltou a importância do controle externo das atividades da Petrobras e afirmou que o mesmo é indiscutível e necessário para compor o sistema de governança da empresa. Ele também destacou que, durante seu mandato como senador, solicitou o acompanhamento atento desse processo de venda e suas consequências.

Impacto nas conclusões dos órgãos de controle

Segundo o presidente da Petrobras, as conclusões dos órgãos de controle, assim como de outras instituições de fiscalização e investigação, terão grande influência na atuação da empresa. Prates ressaltou que essas conclusões são cruciais tanto para a preservação do patrimônio público quanto do privado representados pela Petrobras.

Venda abaixo do esperado e análise da CGU

A venda da Rlam em novembro de 2021, durante o governo Bolsonaro, para o fundo de investimento árabe Mubadala, por US$ 1,65 bilhão, foi considerada abaixo do esperado por instituições como o BTG e pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), que esperavam um valor pelo menos duas vezes maior.

Recentemente, a Controladoria-Geral da União (CGU) também apontou "fragilidades" no negócio, principalmente devido à venda abaixo do preço de mercado, influenciada pelo momento desfavorável para negócios no setor, devido à queda do preço do petróleo durante a pandemia de covid-19.

Reestatização da Lubnor

Além disso, a Petrobras anunciou a "reestatização" da Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), alegando que algumas condições necessárias para a transferência do ativo não foram cumpridas.

Essa revisão da venda da refinaria na Bahia tem causado impacto no mercado financeiro e gera incertezas para investidores individuais. A Petrobras estará sujeita a possíveis sanções e punições caso seja comprovada alguma irregularidade no processo de venda da Rlam. Os órgãos de controle são fundamentais para garantir a integridade da empresa e a preservação do patrimônio público e privado relacionado à Petrobras.

Portanto, é importante que os investidores acompanhem de perto o desdobramento dessa questão, pois pode impactar tanto a imagem da empresa quanto o desempenho das ações da Petrobras no mercado financeiro brasileiro.

Publicidade
Publicidade
🡡