📰 Últimas notícias
Petrobras contrata tecnologia para produção de bioquerosene de aviação e diesel renovável

Petrobras contrata tecnologia para produção de bioquerosene de aviação e diesel renovável

Publicidade

Petrobras investe em tecnologia para produção de bioquerosene de aviação e diesel renovável

A Petrobras anunciou recentemente a assinatura de um contrato para aquisição da tecnologia HEFA, que permite a produção de diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação – BioQav (SAF) a partir de fontes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino. Essa tecnologia será utilizada na primeira planta de biorrefino da empresa, localizada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP).

A unidade HEFA da RPBC será pioneira no parque de refino da Petrobras e terá capacidade para processar 2.700 m³/dia de carga, utilizando 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino, resultando na produção de BioQav e Diesel Renovável. Segundo a estatal, essa iniciativa faz parte do Programa de BioRefino, que tem como objetivo entregar produtos com menor emissão de gases de efeito estufa, acompanhando as demandas da sociedade e as transformações do mundo.

A produção de BioQav é estratégica para a Petrobras, uma vez que agrega valor ao parque de refino com processos mais eficientes e a fabricação de produtos em direção a um mercado de baixo carbono. A empresa vem adotando diversas soluções para transformar seu parque de refino em um parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com uma menor pegada de carbono e a fabricação de combustíveis com conteúdo renovável.

O Programa BioRefino da Petrobras prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para o desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis. Além disso, o Plano Estratégico da companhia prevê investimentos de US$ 11,5 bilhões para iniciativas de baixo carbono e foco na transição energética.

Esses investimentos da Petrobras em tecnologias que visam a produção de bioquerosene de aviação e diesel renovável são extremamente relevantes para o mercado financeiro e para os investidores individuais no Brasil. Isso porque a transição energética é uma tendência mundial, e empresas que se mostram comprometidas com o desenvolvimento de fontes de energia mais limpas e sustentáveis tendem a se destacar no mercado.

Além disso, a produção de combustíveis renováveis contribui para a redução da dependência do petróleo, diversificando a matriz energética e possibilitando uma maior segurança e autonomia energética para o país. Investir em empresas que estão na vanguarda desse movimento pode trazer retornos positivos a longo prazo, uma vez que a demanda por combustíveis sustentáveis tende a crescer cada vez mais.

Dessa forma, a Petrobras, ao investir em tecnologias para a produção de bioquerosene de aviação e diesel renovável, fortalece sua posição como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono. Os investidores brasileiros interessados em finanças e investimentos devem estar atentos a essas iniciativas, pois elas indicam uma possível valorização das ações da empresa e oportunidades de investimento no setor de energias renováveis.

Publicidade
Publicidade
🡡