📰 Últimas notícias
Opep+ se reúne nesta quinta para discutir cortes adicionais na produção de petróleo

Opep+ se reúne nesta quinta para discutir cortes adicionais na produção de petróleo

Publicidade

Opep+ se reúne nesta quinta para discutir cortes adicionais na produção de petróleo

Nesta quinta-feira, a aliança de produtores de petróleo conhecida como Opep+ se reunirá virtualmente para considerar a possibilidade de cortes adicionais na produção no próximo ano, com o objetivo de apoiar os preços do petróleo. De acordo com três delegados, um acordo preliminar já foi alcançado para um corte adicional de mais de 1 milhão de barris por dia (bpd), o que representa uma medida significativa para o mercado de petróleo.

A Opep+ é formada por países como a Arábia Saudita, Rússia e outros membros, que juntos são responsáveis por mais de 40% da oferta mundial de petróleo, totalizando cerca de 43 milhões de bpd. Com os cortes voluntários de produção da Arábia Saudita de 1 milhão de bpd e da Rússia de 300.000 bpd, ambos previstos para expirarem no final deste ano, a atenção agora se volta para os planos para 2024.

Atualmente, os produtores da Opep+ estão retendo a produção de aproximadamente 5 milhões de bpd. Analistas sugerem que os novos cortes para 2024 poderiam potencialmente retirar do mercado de 1 milhão a 2 milhões de bpd já no primeiro trimestre do próximo ano. A Arábia Saudita, que iniciou seus cortes voluntários adicionais em julho, provavelmente não gostaria de arcar sozinha com mais reduções na produção, sendo possível que a Rússia se junte a ela para prolongar os cortes até o primeiro trimestre de 2024, além de buscar uma coalizão de outros produtores dispostos a fazer ajustes voluntários.

Os preços do petróleo bruto Brent já estão refletindo as expectativas de novos cortes, subindo 1,4% na quinta-feira, para mais de 84 dólares por barril. No entanto, as discussões têm se mostrado difíceis, evidenciado pelo adiamento da reunião que estava originalmente prevista para o dia 26 de novembro. Agora, está planejada uma reunião virtual apenas dos ministros da Opep, seguida por uma reunião mais ampla da Opep+.

A principal preocupação é a redução da produção, uma vez que os preços têm enfrentado queda, chegando a quase 98 dólares no final de setembro. Além disso, crescem as preocupações sobre um crescimento econômico mais fraco em 2024 e as expectativas de um excedente de oferta. Esses fatores estão impulsionando a necessidade de ações adicionais por parte da Opep+ para equilibrar o mercado e sustentar os preços do petróleo.

Portanto, o resultado das reuniões desta quinta-feira será de grande relevância para o mercado de petróleo e terá impacto direto no setor financeiro, principalmente para investidores individuais que possuem ações em empresas do setor de petróleo e gás. A expectativa é que, caso sejam confirmados os cortes adicionais, isso poderá ajudar a impulsionar os preços do petróleo e, consequentemente, trazer oportunidades de investimento para os brasileiros interessados em finanças e investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡