📰 Últimas notícias
O que os dados do PIB revelam sobre o investimento no Brasil?

O que os dados do PIB revelam sobre o investimento no Brasil?

Publicidade

O que os dados do PIB revelam sobre o investimento no Brasil?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao segundo trimestre de 2023, revelando algumas surpresas positivas. O destaque foi o crescimento de 0,9% em relação ao trimestre anterior, o que representa um ritmo anual de crescimento de 3,65% - uma taxa considerável para uma economia com dificuldades de crescimento como a brasileira.

Sob a ótica da produção, houve crescimento de 0,9% na indústria e de 0,6% no setor de serviços, enquanto a agropecuária apresentou uma queda de 0,9% em relação ao primeiro semestre do ano. Analisando os gastos, o consumo teve um aumento de 0,9%, os gastos do governo cresceram 0,7%, as exportações tiveram um crescimento de 2,9% e as importações aumentaram 4,5%. No entanto, o investimento ficou estagnado, com um crescimento de apenas 0,1%.

Ao analisar mais detalhadamente o investimento, surgem preocupações. Primeiro, é importante considerar o investimento em valores reais, ajustados pela variação dos preços, para evitar distorções. Além disso, é útil dividir o investimento pela população em idade produtiva, o que chamamos de investimento per capita.

Ao fazer esses ajustes, observa-se que o investimento per capita no Brasil está em um nível semelhante ao do terceiro trimestre de 2009. Isso por si só já é algo a se preocupar, mas a situação piora quando se consideram as flutuações de curto prazo e a tendência de longo prazo do investimento. Ao isolar os efeitos das flutuações, é possível observar que o investimento per capita está 4,75% abaixo de sua tendência de longo prazo, o que é comparável a recessões anteriores, como a de 2014-2016, 2003 e 1998.

Isso significa que, apesar do crescimento atual, o comportamento do investimento per capita é semelhante ao de uma recessão. Essa situação é preocupante, pois o investimento não apenas impulsiona o crescimento econômico no curto prazo, mas também é fundamental para aumentar a capacidade produtiva do país a longo prazo.

A composição do PIB deste ano, especialmente no que diz respeito ao investimento, acende um alerta. Alguns tipos de gastos podem não levar o Brasil muito longe, especialmente aqueles que poderiam manter ou aumentar o padrão de vida dos brasileiros ao longo do tempo. É necessário que ocorram mudanças para reverter essa situação e impulsionar o investimento de forma mais consistente.

Fonte: Blog Fluxo Investimentos

Publicidade
Publicidade
🡡