📰 Últimas notícias
Nos EUA, fundos de hedge estão processando a SEC pelas vendas a descoberto

Nos EUA, fundos de hedge estão processando a SEC pelas vendas a descoberto

Publicidade

Nos EUA, fundos de hedge estão processando a SEC pelas vendas a descoberto

Fundos de hedge nos Estados Unidos entraram com uma ação contra a SEC (Comissão de Valores Mobiliários americana), alegando que a agência violou a lei ao finalizar um par de regras relacionadas à coleta de dados sobre vendas a descoberto. A ação foi apresentada no Tribunal de Apelações do Quinto Circuito dos EUA pela Managed Funds Association (MFA) e outros grupos nesta terça-feira.

O que é a ação?

Essa ação tem como objetivo atacar as regras adotadas pela SEC, que exigem a divulgação de vendas a descoberto e empréstimos de títulos. Embora os relatórios sejam anônimos, os fundos de hedge argumentam que a agência ignorou a forma como essas regras interagem e como elas prejudicam os investidores. A MFA afirma que a SEC não aplicou uma abordagem consistente para regular esses mercados relacionados e, por isso, as regras resultantes são arbitrárias e caprichosas.

Resistência da indústria de fundos de cobertura

Essa ação mais recente apresentada pela MFA, pela Associação de Gestão de Investimentos Alternativos e pela Associação Nacional de Gestores de Fundos Privados é apenas a mais recente resistência da indústria de fundos de cobertura contra a SEC. No verão passado, a MFA já havia processado a SEC devido a novas regras que exigem que os gestores de fundos obtenham o consentimento dos investidores antes de proporcionarem tratamento preferencial a alguns investidores em relação a outros.

Regras adotadas após o incidente da GameStop

A SEC adotou as regras relacionadas às vendas a descoberto e empréstimo de títulos em decorrência do incidente envolvendo a GameStop. Na ocasião, investidores de varejo provocaram uma grande compressão a descoberto nas ações, causando grandes perdas em alguns fundos de hedge que haviam investido contra a empresa. As novas regras exigem que os fundos comuniquem suas posições curtas à SEC, além de obrigar as empresas que emprestam ações a comunicar essas transações à Autoridade Reguladora da Indústria Financeira.

Impactos no mercado financeiro e para investidores individuais no Brasil

É importante destacar que os processos envolvendo a SEC e os fundos de hedge ocorrem nos Estados Unidos e têm como objetivo discutir a atuação dessa agência reguladora no país. No entanto, é interessante para investidores brasileiros acompanhar esses movimentos, pois, caso haja mudanças significativas nas regras relacionadas às vendas a descoberto e empréstimos de títulos nos EUA, isso pode impactar indiretamente o mercado financeiro global, incluindo o Brasil.

Investidores individuais no Brasil também devem estar atentos a essas questões, pois alterações nas regulamentações dos fundos de hedge nos EUA podem eventualmente influenciar o comportamento desses fundos em relação aos investimentos no Brasil. É importante para os investidores estarem informados sobre as regras e as principais discussões que envolvem a atuação desses fundos, a fim de tomar decisões mais embasadas e proteger seus investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡