📰 Últimas notícias
“Não vai mais ter app do Bradesco ou Itaú em até dois anos”, diz Campos Neto

“Não vai mais ter app do Bradesco ou Itaú em até dois anos”, diz Campos Neto

Publicidade

"Não vai mais ter app do Bradesco ou Itaú em até dois anos", diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que o Open Finance, sistema que permite o compartilhamento de informações financeiras dos clientes, tem o objetivo de acabar com a necessidade de ter diferentes aplicativos de bancos brasileiros. Segundo ele, em até um ano e meio, dois anos, os usuários poderão utilizar um app agregador que dará acesso a todas as suas contas.

A adesão dos brasileiros ao Open Finance tem sido rápida, com cerca de 50 a 60 milhões de pessoas já adotando o sistema mesmo antes de terem acesso aos benefícios da inovação. Campos Neto ressaltou que o Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real, sendo considerado o sistema mais amplo e programável do mundo.

O Banco Central planeja expandir o Open Finance para outros produtos, como seguros, que possuem um grande espaço para crescer no Brasil. Além disso, Campos Neto destacou que no futuro haverá competição não apenas pelos produtos, mas também pelos canais de acesso. A importação de dados está se acelerando e novas possibilidades estão surgindo nesse sentido.

Campos Neto também mencionou o sucesso do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. Ele destacou que o Pix não foi criado apenas para substituir as tradicionais transferências eletrônicas como TED e DOC, mas sim para impulsionar a inovação no setor financeiro. Os bancos estão se mostrando empolgados em explorar todas as possibilidades oferecidas pelo Pix.

O presidente do Banco Central ressaltou que a agenda de inovação é um trabalho contínuo e que mesmo após o fim do seu mandato, o programa irá continuar. Ele explicou que existem quatro blocos interligados na estrutura tecnológica do BC, e que esses blocos permitirão uma intermediação financeira mais moderna e inovadora.

O Open Finance e o Pix são apenas algumas das iniciativas do Banco Central para impulsionar a tecnologia no setor financeiro do Brasil. O objetivo é oferecer aos clientes mais opções, conveniência e agilidade nas transações financeiras, além de promover a concorrência entre as instituições financeiras.

Essas mudanças terão um grande impacto no mercado financeiro brasileiro, eliminando a necessidade de utilizar diferentes apps de bancos e facilitando a vida dos investidores. Com o Open Finance, os clientes poderão centralizar e gerenciar todas as suas contas em um único aplicativo, o que proporcionará mais facilidade e controle para investir e gerir suas finanças.

Em resumo, o Open Finance e o Pix estão revolucionando o mercado financeiro brasileiro, trazendo mais comodidade, segurança e inovação para os clientes. As mudanças propostas pelo Banco Central irão facilitar a vida dos investidores e promover uma concorrência saudável no setor, resultando em benefícios significativos para o público brasileiro interessado em finanças e investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡