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Na onda da BR do Mar, Norcoast investe mais de R$ 900 mi para avançar na cabotagem

Na onda da BR do Mar, Norcoast investe mais de R$ 900 mi para avançar na cabotagem

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Na onda da BR do Mar, Norcoast investe mais de R$ 900 mi para avançar na cabotagem

A Norcoast, empresa de transporte marítimo, está se preparando para iniciar suas operações em fevereiro e se tornar a primeira entrante no mercado de cabotagem brasileiro em pelo menos 15 anos. Com a intenção de competir em um segmento com poucos players, a empresa está realizando um aporte inicial que deve ultrapassar os R$ 900 milhões.

O investimento será utilizado para a compra de quatro navios, cada um com o custo de US$ 45 milhões (aproximadamente R$ 225 milhões). Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast, ressalta que esse montante demonstra a confiança da empresa no projeto e nas perspectivas do país.

Esse investimento só se tornou possível com a sanção, em janeiro de 2022, do projeto conhecido como "BR do Mar", que busca incentivar o transporte marítimo no Brasil. A publicação da lei impulsionou o projeto da Norcoast, que teve como principal desafio a restrição para importação de navios de outras bandeiras. Agora, há uma liberação gradual para a chegada de embarcações de outros países até uma liberação total em 2026.

Com a compra dos navios de 3.500 TEUs (medida equivalente a contêineres de 20 pés), a Norcoast trabalha para regularizá-los e iniciar suas operações a partir de fevereiro. A empresa já está fechando os primeiros contratos e espera alcançar um faturamento de R$ 1 bilhão ao final do segundo ano de operação.

A estratégia da Norcoast é oferecer um serviço de "ponta a ponta", utilizando caminhões para retirar os produtos no destino, levá-los aos navios e entregá-los também por meio do modal rodoviário. O objetivo da empresa é atender setores como o de duas rodas, varejo e proteínas animais, além de explorar outros setores que ainda não têm o hábito de utilizar o transporte marítimo.

O mercado de cabotagem brasileiro conta atualmente com três empresas: Aliança, controlada pela Maersk, Login, da MSC, e Mercosul Line, da CMA CGM. A Norcoast, apesar de ser uma novata, tem a vantagem de ter como parceiros a alemã Hapag Lloyd, especializada em transporte de contêineres, e a brasileira Norsul, empresa relevante no serviço de cabotagem no Brasil.

A expectativa do mercado é que o segmento de cabotagem tenha uma demanda de 2 milhões de TEUs nos próximos anos, em comparação aos atuais 1,2 TEUs. Com a entrada da Norcoast e o potencial de crescimento desse mercado, a empresa espera não apenas ganhar market share, mas também contribuir para o aumento do mercado endereçável.

Esse investimento da Norcoast na cabotagem brasileira é um reflexo da implementação da BR do Mar e trará impactos positivos tanto para o mercado financeiro quanto para os investidores individuais no Brasil. A entrada de uma nova empresa no mercado aumenta a concorrência e traz a possibilidade de novas oportunidades de investimento. Além disso, o crescimento do setor de cabotagem pode impulsionar a economia do país, gerando empregos e fomentando o comércio e a indústria nacional. Portanto, é importante estar atento a esses movimentos e analisar as possibilidades de investimento nesse setor em ascensão.

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