Minério de ferro recua enquanto mercado aguarda mais apoio da China
28/08/2023Os contratos futuros do minério de ferro tiveram uma queda nesta segunda-feira, depois de uma semana de alta impulsionada pelo otimismo em relação às medidas de apoio da China à sua economia e à perspectiva de demanda para o ingrediente siderúrgico. O minério de ferro mais negociado para janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian encerrou o dia com uma queda de 1%, a 811 iuanes (cerca de R$ 550,00) por tonelada.
Essa queda aconteceu mesmo após o gabinete da China ter aprovado diretrizes para o planejamento e construção de moradias populares em uma reunião presidida pelo primeiro-ministro Li Qiang, o que indicaria um estímulo adicional para a economia. No entanto, os analistas do National Australia Bank acreditam que novas medidas serão necessárias para melhorar as perspectivas.
Além disso, o mercado está aguardando os dados da atividade manufatureira desta semana e os resultados trimestrais das principais incorporadoras imobiliárias e produtores de aço da China para fazer projeções mais precisas. Os economistas do ING esperam que os números mostrem uma maior deterioração, considerando que a demanda global permanece fraca.
Os lucros das empresas industriais da China tiveram uma queda de 6,7% em julho em relação ao ano anterior, estendendo a queda consecutiva nos lucros pelo sétimo mês. Esse dado reforça a preocupação com a desaceleração da economia chinesa e com os reflexos que isso pode ter no mercado global.
Com relação aos índices de referência do aço em Xangai, a maioria registrou perdas hoje. O vergalhão caiu 1,3%, a bobina laminada a quente recuou 1,4% e o fio-máquina perdeu 0,9%, enquanto o aço inoxidável teve uma alta de 0,1%.
Esses números refletem a cautela presente no mercado, mesmo diante de possíveis medidas de estímulo do governo chinês. É importante ficar atento aos próximos dados econômicos e resultados trimestrais das empresas para ter uma melhor compreensão do panorama atual e tomar decisões de investimento de forma assertiva.