Microsoft oferecerá Dall-E 3 da OpenAI em seu mecanismo de busca Bing
22/09/2023Microsoft incorpora ferramenta Dall-E 3 da OpenAI ao Bing
A Microsoft anunciou recentemente que irá integrar a ferramenta de criação de imagens Dall-E 3 da OpenAI em seu mecanismo de busca Bing. Essa novidade faz parte dos esforços da empresa em utilizar a inteligência artificial (IA) para competir com o Google. A OpenAI já havia desenvolvido duas versões do Dall-E, que chamou a atenção do público quando lançou o ChatGPT no final do ano passado.
Dall-E e a geração de imagens digitais através de linguagem natural
O Dall-E utiliza tecnologia de aprendizado de máquina para gerar imagens digitais a partir de descrições apresentadas em linguagem natural. A terceira versão, que será lançada em outubro, usará o ChatGPT para tornar mais fácil a obtenção do que é desejado pelos usuários.
A polêmica em torno do Dall-E e os processos de artistas
No entanto, a implementação do Dall-E não passou despercebida e gerou controvérsias, com alguns artistas alegando que a OpenAI utilizou seu trabalho indevidamente para construir sua tecnologia. Em resposta a isso, a Microsoft anunciou anteriormente que assumirá a responsabilidade por qualquer dano legal relacionado ao uso do Copilot, Bing Chat e outros serviços de IA, desde que sejam utilizados com as devidas salvaguardas.
O avanço do Bing no uso de IA generativa
Além da integração do Dall-E, a Microsoft também anunciou que o bot do Bing agora pode aproveitar conversas anteriores para sugerir respostas mais adequadas a novas consultas do mesmo usuário. Esse avanço é significativo, uma vez que softwares de IA generativa frequentemente enfrentam críticas por sua falta de "memória", obrigando os usuários a repetirem informações a cada interação, algo que não ocorre quando se está interagindo com um humano. A Microsoft ressalta que a atualização será opcional e que a falta de memória era prevista como uma característica de segurança.
O assistente de IA Copilot
Ainda seguindo sua estratégia de monetizar tecnologia de IA, a Microsoft também anunciou que seu assistente de IA Copilot, desenvolvido em parceria com a OpenAI, estará disponível a partir de 1º de novembro. Integrado ao pacote de software Microsoft 365 e ao sistema operacional Windows 11, o Copilot utiliza IA generativa para sugerir respostas a e-mails, resumir reuniões ou criar um documento comparando dados internos da empresa com informações coletadas na Internet.
Conclusão
Com a incorporação do Dall-E 3 ao Bing e o lançamento do assistente de IA Copilot, a Microsoft demonstra mais uma vez seus investimentos significativos na área de inteligência artificial. Essas novidades têm o objetivo de aprimorar a experiência dos usuários e competir com o Google no mercado de buscas. A utilização de tecnologias de IA generativa traz benefícios inovadores, como a geração de imagens digitais a partir de descrições em linguagem natural e a memória aprimorada do bot do Bing. A expectativa é que essas inovações impactem positivamente os usuários e impulsionem o mercado financeiro da Microsoft e a popularidade de seus produtos para investidores individuais no Brasil.