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Micro e pequenas empresas esperam alta de até 20% em faturamento no Natal

Micro e pequenas empresas esperam alta de até 20% em faturamento no Natal

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Micro e pequenas empresas esperam alta de até 20% em faturamento no Natal

Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae Minas revelou que alimentos, bebidas, eletroeletrônicos, artigos de moda e vestuário devem ser os produtos mais vendidos no final do ano. De acordo com os dados obtidos, 60% dos entrevistados esperam um aumento de até 20% no faturamento durante esse período.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 16 de novembro, com a participação de 731 microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) do estado. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o crescimento das vendas no comércio e serviços no final do ano é impulsionado por fatores sazonais, festividades como o Natal e Ano Novo, bem como o pagamento do 13º salário, que aumenta o poder de compra dos consumidores.

A pesquisa do Sebrae Minas também revelou que a maioria dos empreendedores otimistas espera que o aumento do faturamento seja o principal impacto do período. Além disso, 44% acreditam que a temporada de final de ano também será benéfica para conquistar novos clientes, e 39% estão esperançosos com a geração de lucro nesse período.

Para se preparem para uma das épocas mais aguardadas do ano, 68% dos entrevistados realizaram investimentos para estimular as vendas de fim de ano. A maioria desses investimentos (49%) foi direcionada para o marketing digital, utilizando canais como Instagram, Facebook, WhatsApp e sites de e-commerce. Outras iniciativas adotadas pelos donos de pequenos negócios incluíram o aumento do estoque (44%) e estratégias promocionais (44%), como descontos e condições de pagamento facilitado.

Segundo Marcelo Silva, o planejamento antecipado para as vendas de final de ano permite que as empresas otimizem seus estoques e ajustem suas estratégias de marketing para atrair consumidores durante as festividades. Além disso, o bom atendimento ao cliente, agilidade nas entregas e promoções atrativas podem criar uma experiência positiva e resultar na fidelização do consumidor.

Apesar da expectativa positiva em relação ao faturamento, apenas 18% dos entrevistados pretendem contratar funcionários temporários, e desses, a maioria (68%) planeja abrir no máximo duas vagas.

Esses dados evidenciam a importância do período de final de ano para os negócios, principalmente para micro e pequenas empresas. Com um planejamento adequado, investimentos em estratégias de marketing e um atendimento de qualidade, esses empreendedores têm a oportunidade de aumentar seu faturamento e conquistar novos clientes, aproveitando as festividades e o aumento do poder de compra dos consumidores.

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