📰 Últimas notícias
Mercado de PCs teve nova baixa histórica de carregamentos em 2023

Mercado de PCs teve nova baixa histórica de carregamentos em 2023

Publicidade

Mercado de PCs teve nova baixa histórica de carregamentos em 2023

Análises divulgadas pela Gartner e pela IDC mostram que o mercado de PCs fechou 2023 com uma nova baixa histórica no que diz respeito às unidades enviadas às lojas. Os resultados prévios compartilhados pelas empresas revelam que, depois de um grande crescimento durante o período da pandemia da COVID-19, o segmento continua a voltar rapidamente à "normalidade".

Segundo a Gartner, foram enviados às lojas 241,9 milhões de máquinas durante o ano passado, representando uma queda de 14% em relação a 2022. Já a IDC acredita que os carregamentos enviados ao mercado ficaram na casa dos 259,5 milhões, um aumento de 7% em relação à empresa rival, mas ainda assim, um número significativo de baixa histórica.

Impactos no mercado financeiro

A baixa histórica no mercado de PCs pode ter consequências significativas para o setor financeiro. Empresas como HP e Apple, que são importantes players nesse segmento, tiveram resultados diferentes. A HP foi a que teve o "ano menos pior", com uma queda de 4,5% em suas vendas, enquanto a Apple acabou sendo a mais prejudicada, registrando uma queda de 23% na quantidade de máquinas movimentadas.

Para os investidores individuais no Brasil, o desempenho das empresas do setor de PCs pode influenciar diretamente seus investimentos no mercado de ações. Vale a pena acompanhar os resultados financeiros dessas empresas e analisar se existem oportunidades de compra ou venda de ações considerando o desempenho do mercado de PCs.

Possíveis causas e perspectivas

A queda histórica no mercado de PCs pode ser explicada por diversos motivos. Entre eles, estão o maior tempo de duração das máquinas, que levam os consumidores a postergarem a compra de novos computadores, além da falta de novidades impactantes que justifiquem investimentos em upgrades.

No entanto, tanto a Gartner quanto a IDC concordam que o principal motivo para os números atuais é o ajuste às condições atuais do mercado e a normalização das cadeias produtivas globais após o aumento significativo nas compras de PCs impulsionado pela pandemia da COVID-19.

As empresas também esperam uma retomada do mercado de PCs em 2024, mesmo diante da possibilidade real de aumento no preço de componentes. A estreia de uma possível nova versão do Windows na metade do ano e a empolgação em torno de uma nova era de hardwares com recursos de inteligência artificial são fatores que podem impulsionar esse crescimento e resultar em um maior investimento por parte do público.

É importante para os investidores acompanharem de perto as inovações tecnológicas e as tendências de mercado que possam impactar o setor de PCs. Essas informações podem auxiliar na tomada de decisões financeiras mais embasadas e na identificação de oportunidades de investimento no mercado de tecnologia.

Fonte: PC Gamer

Publicidade
Publicidade
🡡