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Mercado de leite está de ponta-cabeça neste ano

Mercado de leite está de ponta-cabeça neste ano

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Mercado de Leite Sofre Queda nos Preços e Impacta Consumidores e Produtores

O mercado de leite no Brasil está passando por uma situação inusitada. Durante a entressafra, era comum observar uma queda na oferta e um aumento nos preços do produto. No entanto, desta vez, a oferta aumentou consideravelmente e os preços caíram. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a produção de leite no mês passado foi 5% maior do que em junho, o que vai contra a tendência tradicional. Por outro lado, os preços reais do leite tiveram uma queda de 5,7% no mês, atingindo uma retração acumulada de 35% em comparação ao último ano.

Essa queda nos preços tem impactado tanto produtores quanto consumidores. Por um lado, os produtores estão sofrendo com os custos de produção cada vez mais altos e com a concorrência de produtos importados, que estão mais competitivos no mercado. O consumo interno também está enfraquecido, o que acarreta em uma retração na cadeia do setor. Além disso, a queda nos preços dos grãos utilizados na alimentação do gado tem reduzido os custos de produção para alguns produtores, levando a um aumento na oferta do produto. Essa oferta maior, por sua vez, leva a uma redução nos preços pagos aos produtores.

Por outro lado, os consumidores têm se beneficiado com a queda nos preços do leite e seus derivados. Nos últimos 12 meses, o preço do leite longa vida caiu 22% nos supermercados de São Paulo e, somente nos últimos 30 dias, a queda foi de 2,1%. Essa redução nos preços dos produtos lácteos contribuiu para uma deflação nos preços médios dos alimentos no varejo, que tiveram uma queda média de 1,2% nos últimos 30 dias. Essa desaceleração nos preços dos alimentos, que são um item de grande peso nos custos dos consumidores, também contribuiu para a deflação de 0,5% que os paulistanos observaram nas últimas quatro semanas, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Além disso, o estoque brasileiro de suco de laranja está no menor patamar da série histórica, o que também tem impactado nos preços. A citricultura sofreu com uma retração na oferta de laranjas, perdas no processo de colheita e queda na produção da Flórida. Com isso, os preços do suco de laranja na Bolsa de commodities de Nova York estão 71% mais altos em comparação ao último ano. Internamente, o valor da caixa de laranja subiu 43%.

Portanto, o mercado de leite e de suco de laranja no Brasil estão passando por um momento de mudanças significativas nos preços, o que afeta tanto produtores quanto consumidores. Enquanto os produtores sofrem com a queda nos preços e a concorrência de importados, os consumidores podem desfrutar de preços mais baixos nos supermercados. Cabe aos investidores e aos consumidores estarem atentos a essas mudanças e avaliar o impacto dessas variações de preços no mercado financeiro e em suas decisões de investimento e consumo.

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