📰 Últimas notícias
Mercadante diz que TCU deve votar devolução de dinheiro do BNDES para União no dia 29

Mercadante diz que TCU deve votar devolução de dinheiro do BNDES para União no dia 29

Publicidade

Mercadante diz que TCU deve votar devolução de dinheiro do BNDES para União no dia 29

O Tribunal de Contas da União (TCU) está prestes a votar a devolução de dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a União. A expectativa é de que a votação ocorra no dia 29 deste mês. A declaração foi feita pelo ex-ministro da Casa Civil e atual advogado do BNDES, Aloizio Mercadante.

Devolução de recursos do BNDES para a União

O BNDES é um dos principais agentes financeiros de fomento no Brasil, tendo concedido empréstimos e financiado diversos projetos ao longo dos anos. Com a devolução de recursos para a União, o banco estará cumprindo uma das medidas adotadas nos últimos anos para equilibrar as contas públicas.

De acordo com Mercadante, a expectativa é de que o TCU aprove a devolução de cerca de R$ 100 bilhões do BNDES para a União. Esse montante faz parte de um acordo firmado em 2016, que prevê que o banco devolva aos cofres públicos os recursos que foram subsidiados com recursos do Tesouro Nacional.

Impactos no mercado financeiro e para os investidores

A devolução de recursos do BNDES para a União pode ter impactos significativos no mercado financeiro e para os investidores brasileiros.

Uma das consequências mais diretas é a redução dos recursos disponíveis para o BNDES conceder empréstimos e financiar projetos. Com menos dinheiro no banco, empresas que dependem desses recursos podem enfrentar maiores dificuldades para obter financiamento, o que pode afetar o crescimento econômico do país.

Além disso, a devolução de recursos para a União pode ajudar a reduzir o déficit público e, consequentemente, diminuir a necessidade do governo de emitir títulos públicos para financiar seus gastos. Isso pode levar a uma redução na taxa de juros e ter impacto positivo sobre os investimentos em renda fixa, como títulos públicos e fundos de renda fixa.

Por outro lado, a devolução de recursos do BNDES para a União pode levar a um aumento da oferta de títulos públicos no mercado, o que pode pressionar para cima as taxas de juros. Isso pode impactar os investimentos em renda fixa de forma negativa, especialmente para aqueles que têm títulos pré-fixados ou de longo prazo.

Conclusão

A votação da devolução de recursos do BNDES para a União pelo TCU no dia 29 é um evento importante que pode trazer impactos para o mercado financeiro e para os investidores brasileiros. A redução dos recursos disponíveis para o banco pode afetar o financiamento de projetos e o crescimento econômico. Por outro lado, a devolução pode ajudar a reduzir o déficit público e ter impacto sobre as taxas de juros. É importante acompanhar de perto os desdobramentos desse processo e avaliar as possíveis consequências para os investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡