📰 Últimas notícias
Maior oferta, baixa demanda e tensões geopolíticas: pesquisa da USP aponta motivos para quedas nos preços de derivados da cana

Maior oferta, baixa demanda e tensões geopolíticas: pesquisa da USP aponta motivos para quedas nos preços de derivados da cana

Publicidade

Maior oferta e desvalorização do petróleo causam queda nos preços do etanol

A recente queda nos preços do etanol tem sido atribuída a alguns fatores, como a maior oferta e a desvalorização do petróleo nas bolsas internacionais. De acordo com o Indicador Cepea/Esalq, o preço médio do etanol hidratado no mercado paulista registrou uma queda de 6,14% na semana entre 11 e 15 de dezembro.

Impacto da maior oferta e baixa demanda

Uma das principais razões para a queda nos preços é a maior oferta de etanol. Segundo pesquisadoras da USP, a entrada do etanol de outros estados tem aquecido o mercado paulista, contribuindo para a redução dos preços. Além disso, a baixa demanda tem influenciado na queda dos preços.

Impactos na safra de cana-de-açúcar

Outro fator que tem impactado os preços do etanol é a moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a moagem atingiu um índice de 619,26 milhões de toneladas no acumulado da safra 2023/24 até o dia 1º de dezembro, um crescimento de 15,9% em relação à safra anterior. Isso resultou em um aumento na produção de etanol, sendo produzidos 29,85 bilhões de litros na parcial da safra atual.

Desvalorização do açúcar e suas consequências

A desvalorização do açúcar no mercado internacional também tem influenciado nos preços do etanol. Os preços do açúcar cristal branco tiveram uma queda de 3,6% em relação ao dia anterior e de 4,23% no acumulado do mês, devido à baixa demanda de fim de ano e aos preços em queda do açúcar demerara no mercado internacional.

Tensões geopolíticas e incerteza no mercado

Além dos fatores citados, as atuais tensões geopolíticas, guerras e a expectativa de uma possível recessão também geram incerteza no mercado, afirma a pesquisadora responsável pelo estudo. Esses fatores contribuem para a volatilidade dos preços tanto do etanol quanto do açúcar.

Conclusão

A combinação de fatores como a maior oferta de etanol, a baixa demanda, a desvalorização do petróleo e do açúcar, além das tensões geopolíticas, têm contribuído para a queda nos preços dos derivados da cana. Essa queda traz impactos tanto para o mercado financeiro quanto para os investidores individuais, que devem analisar com cautela as oportunidades e riscos desse setor em suas estratégias de investimento.

Publicidade
Publicidade
🡡