📰 Últimas notícias
Itaú BBA vê “ponto de inflexão” para lucros após temporada de balanços do 3º tri e destaca 8 ações com revisão positiva

Itaú BBA vê “ponto de inflexão” para lucros após temporada de balanços do 3º tri e destaca 8 ações com revisão positiva

Publicidade

Itaú BBA aponta "ponto de inflexão" para lucros após temporada de balanços do 3º trimestre

De acordo com o relatório divulgado pelo Itaú BBA, os resultados apresentados pelas empresas durante a temporada de balanços do terceiro trimestre de 2023 (3T23) indicam um "ponto de inflexão" aguardado pelos investidores. Apesar de uma contração no lucro líquido e Ebitda na comparação anual, as tendências setoriais e as revisões recentes de ganhos sugerem um momento de virada para as empresas domésticas.

Resultados da temporada de balanços do 3º trimestre

Segundo o Itaú BBA, 59% das empresas em seu universo de cobertura relataram crescimento no lucro líquido em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo desempenho das financeiras e das empresas domésticas, que representaram 82% e 60% das empresas com ganhos positivos, respectivamente. Por outro lado, dois terços das empresas do setor de commodities apresentaram contração nos lucros.

Quanto ao Ebitda, 76% das empresas relataram expansão nesse indicador. Na análise setorial, 9 de 16 setores registraram avanço no lucro líquido, e 10 de 14 setores (exceto financeiras) ampliaram o Ebitda.

Perspectivas para 2024

Para o próximo ano, o relatório do Itaú BBA indica que as perspectivas de revisão dos lucros de curto prazo são lideradas por empresas domésticas e ligadas a commodities. Espera-se que o crescimento dos lucros do índice consolidado seja impulsionado principalmente pelos setores financeiro e doméstico, enquanto as commodities terão um crescimento mais tímido. A equipe de estratégia do BBA projeta um crescimento de 13% no lucro do Ibovespa para 2024.

Ações com revisão positiva

Após a temporada de balanços, oito papéis foram revisados positivamente no universo de cobertura do Itaú BBA. Dentre os destaques estão o Nubank, considerado a escolha principal da equipe de bancos e finanças, e as empresas Vale e Suzano, as principais escolhas da equipe de Recursos Naturais do banco. Além disso, a Equatorial se apresenta como a principal escolha da equipe de utilities.

Outras ações que tiveram revisão positiva são PRIO e Eletrobras. Também foram mencionadas as empresas Mercado Livre e Hapvida, que aparecem entre as principais revisões de lucro líquido.

O relatório apresenta ações estimadas acima do consenso, seja no lucro por ação ou no Ebitda. Dentre as principais estão Banco do Brasil, B3, Lojas Renner, Vibra, Sabesp e Nubank, que também estão no portfólio de ações recomendadas pelo Itaú BBA.

Conclusão

A análise do Itaú BBA indica um "ponto de inflexão" para os lucros das empresas, com a temporada de balanços do terceiro trimestre de 2023 apresentando sinais de recuperação. As empresas domésticas e ligadas a commodities foram os destaques, com um crescimento significativo no lucro líquido e Ebitda. Para 2024, espera-se um impulso nos lucros do Ibovespa, liderado pelos setores financeiro e doméstico.

Publicidade
Publicidade
🡡