📰 Últimas notícias
Imposto de Renda 2024: Como Consultar o 5º Lote de Restituição Hoje!

Imposto de Renda 2024: Como Consultar o 5º Lote de Restituição Hoje!

Publicidade

Imposto de Renda 2024: Como Consultar o 5º Lote de Restituição Hoje!

A espera acabou! Na segunda-feira (23), às 10h, a Receita Federal inicia a consulta ao 5º lote de restituições do Imposto de Renda 2024, contemplando mais de 511.025 contribuintes em um total de R$ 1,03 bilhão. Prepare-se para descobrir se você é um dos contemplados e como acessar essa informação valiosa.

O que Esperar do 5º Lote de Restituições

Mais de meio milhão de contribuintes estão prestes a receber a tão aguardada restituição. Entre eles, 86.570 do Rio Grande do Sul terão prioridade neste lote, devido ao estado de calamidade que afeta a região, resultando em um total de R$ 435,2 milhões destinados a esses contribuintes.

Quem São os Prioritários?

Neste lote especial, diversas categorias de contribuintes estão sendo priorizadas, incluindo:

  • Idosos acima de 80 anos
  • Contribuintes com deficiência física ou mental
  • Aqueles cuja maior fonte de renda é proveniente do magistério
  • Contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou optam por restituição via PIX

Entre os quase 106 mil não prioritários, muitos também poderão acessar suas devoluções.

Consultando sua Restituição: Passo a Passo

Para conferir se sua restituição foi liberada, acesse a página da Receita Federal e clique em "Meu Imposto de Renda". De lá, siga as instruções para "Consultar a Restituição". O procedimento é simples e direto, permitindo que você acesse tanto uma consulta simplificada quanto uma mais detalhada pelo e-CAC.

O Que Fazer se Você Caí na Malha Fina?

Ao realizar a consulta, é fundamental verificar se seu nome está na malha fina. Caso encontre pendências, a Receita Federal oferece ferramentas para retificação das informações na sua declaração. Acompanhe como navegar pelo e-CAC para manter sua situação em dia.

Conclusão

Com os pagamentos das restituições programados para começar a partir de 30 de setembro, não deixe de realizar sua consulta assim que estiver disponível. Mantenha-se informado e evite surpresas desnecessárias na hora de receber o que é seu por direito. Consulte sua situação e, se necessário, faça as correções pertinentes para garantir que sua devolução aconteça sem obstáculos. Não perca essa oportunidade!

Publicidade
Publicidade
🡡