📰 Últimas notícias
Ibovespa sobe 0,43% na sexta e 1,49% na semana antes do Natal, atingindo novo recorde; dólar cai 0,54%

Ibovespa sobe 0,43% na sexta e 1,49% na semana antes do Natal, atingindo novo recorde; dólar cai 0,54%

Publicidade

Ibovespa atinge novo recorde antes do Natal

O Ibovespa encerrou a sexta-feira (22) em alta de 0,43%, aos 132.750 pontos, alcançando uma nova máxima histórica de fechamento em reais antes do Natal. Na semana, o principal índice da bolsa brasileira teve um aumento de 1,49%, atingindo um novo recorde nominal.

Impulsionado pelo exterior

O mercado brasileiro contou com a ajuda do exterior, mesmo que o dia não tenha sido muito movimentado. Enquanto o Dow Jones caiu 0,05% em Nova York, o S&P 500 e o Nasdaq tiveram altas de 0,17% e 0,19%, respectivamente. Os investidores em Wall Street se mantiveram cautelosos, mesmo com o relatório do PCE indicando que o Federal Reserve (Fed) pode cortar as taxas de juros no primeiro semestre de 2024.

Semana no azul

Apesar do dia tranquilo em Wall Street, essa foi a oitava semana consecutiva de ganhos para o Ibovespa. Os investidores estão otimistas com os dados do PCE, que mostram uma desaceleração da inflação americana e aumentam as expectativas de que os juros básicos comecem a ser reduzidos pela autoridade monetária dos Estados Unidos no início de 2024.

Semana de baixo volume de negociações

Os especialistas acreditam que os investidores terão cautela na próxima semana, que será marcada pelo intervalo entre o Natal e o Ano Novo e terá um menor número de negociações. Além disso, a agenda internacional estará relativamente vazia e o Congresso Nacional estará em recesso. Durante esse período, não haverá sessões nem deliberações, resultando em uma pausa nas discussões e decisões fiscais.

Dólar cai frente ao real

O dólar teve uma queda de 0,54% frente ao real, fechando em R$ 4,860 na compra e R$ 4,861 na venda. Essa queda acompanhou a desvalorização da moeda norte-americana em relação às principais moedas do mundo, com o índice DXY em queda de 0,14%. Na semana, a queda acumulada do dólar em relação ao real foi de 1,55%.

Impacto nos investidores individuais no Brasil

A alta do Ibovespa antes do Natal e o novo recorde atingido podem entusiasmar os investidores individuais no Brasil. O otimismo em relação à desaceleração da inflação nos Estados Unidos e a possibilidade de corte nas taxas de juros pelo Fed no próximo ano podem impulsionar a busca por ativos de risco, não apenas nos EUA, mas também no Brasil.

Além disso, a aprovação da reforma tributária e a manutenção da meta fiscal para 2024 também contribuíram para o bom desempenho da bolsa brasileira neste final de ano.

No entanto, é importante ressaltar que a próxima semana será de baixo volume de negociações e os investidores devem agir com cautela. É um período de pausa nas discussões e decisões fiscais, o que pode impactar o mercado financeiro como um todo.

Publicidade
Publicidade
🡡