📰 Últimas notícias
Ibovespa sobe 0,08%, a 126,9 mil pontos, com commodities no foco

Ibovespa sobe 0,08%, a 126,9 mil pontos, com commodities no foco

Publicidade

Ibovespa sobe 0,08%, a 126,9 mil pontos, com commodities no foco

No dia em que foi divulgado o PIB brasileiro, mostrando uma desaceleração da economia no terceiro trimestre, o Ibovespa teve uma variação contida, oscilando entre a mínima de 126.491,48 pontos e a máxima de 127.488,56 pontos. No fechamento, o índice da B3 registrou uma alta de 0,08%, atingindo os 126.903,25 pontos. O giro financeiro foi de R$ 23,4 bilhões.

O desempenho do Ibovespa ao longo da semana foi negativo, com uma queda de 1,00%. Já nas três primeiras sessões de dezembro, o índice cedeu 0,34%. No acumulado do ano, o Ibovespa acumula uma alta de 15,65%.

Impacto das commodities

Assim como ocorreu no dia anterior, as commodities tiveram impacto negativo no mercado. Vale ON, por exemplo, teve uma baixa de 0,92%, enquanto Petrobras ON e PN caíram 0,74% e 0,46%, respectivamente. O setor de commodities limitou o potencial de alta do Ibovespa na sessão, com os participantes do mercado reavaliando o cenário de demanda para matérias-primas, especialmente na China.

Desempenho dos bancos e varejo

Em contrapartida, as ações de grandes bancos tiveram uma alta na sessão, se destacando em relação ao desempenho negativo das ações de commodities. Bradesco PN teve uma alta de 0,93% e Itaú PN registrou um ganho de 0,82%.

No varejo, as ações do Pão de Açúcar tiveram um destaque positivo, com uma alta de 12,32%. CVC e Magazine Luiza também apresentaram um bom desempenho, com ganhos de 7,81% e 7,00%, respectivamente. Na ponta negativa, as ações da Raízen, Vibra e BRF registraram quedas de 5,46%, 5,26% e 4,10%.

PIB do Brasil e perspectivas econômicas

O destaque da agenda doméstica foi a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre. Na comparação anual, houve uma expansão de 2,0%, mas já é possível observar uma desaceleração da economia brasileira, principalmente devido à dissipação do forte crescimento do setor agropecuário.

Esse desempenho está sendo afetado pelos juros elevados, alto endividamento das famílias, cenário externo turbulento e base de comparação elevada do primeiro semestre. No entanto, o terceiro trimestre também mostrou um ritmo de atividade resiliente em alguns setores, como serviços, consumo das famílias, indústria e exportações. O setor de serviços, que corresponde a cerca de 70% do PIB e gera a maioria dos empregos, teve um crescimento de 0,6%, surpreendendo positivamente.

Apesar do desempenho misto da economia, os investimentos chamaram atenção pela fraqueza, evidenciada pelos juros elevados e contração do crédito. O endividamento das famílias também é um fator preocupante nesse contexto.

Portanto, embora o Ibovespa tenha registrado uma leve alta no dia, evidenciando a cautela dos investidores com o cenário econômico, é importante acompanhar esses indicadores e suas possíveis repercussões no mercado financeiro e para os investidores individuais no Brasil.

Publicidade
Publicidade
🡡