📰 Últimas notícias
Ibovespa cai quase 1%, aos 117 mil pontos, após duas altas seguidas

Ibovespa cai quase 1%, aos 117 mil pontos, após duas altas seguidas

Publicidade

Um dia de cautela para o Ibovespa: índice fecha em queda de 0,94%

Hoje, o Ibovespa apresentou um desempenho um pouco mais tímido, fechando o dia com queda de 0,94% e atingindo a marca dos 117.025,60 pontos. Apesar disso, o índice ainda acumula um aumento de 6,64% no ano. Essa queda é reflexo da falta de novidades que possam orientar os negócios, resultando em uma correção técnica após os ganhos obtidos nos últimos dias.

Tanto o mercado brasileiro quanto o mercado norte-americano operaram com cautela ao longo do dia. O destaque negativo ficou para o Nasdaq, que registrou uma queda de 1,87%. O Ibovespa operou em baixa durante toda a sessão, apresentando uma máxima de 118.135,57 pontos que quase correspondeu à abertura do dia.

O giro financeiro também se enfraqueceu, chegando a R$ 19,3 bilhões. Segundo André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, essa queda é uma correção técnica depois dos ganhos dos últimos dias, nos quais o Ibovespa recuperou as perdas sofridas nos dias anteriores.

Um dos motivos para a falta de movimentação no mercado foi a expectativa em relação ao simpósio de Jackson Hole, evento organizado pelo Federal Reserve de Kansas City, nos Estados Unidos. O evento, que começou hoje, contará com as participações do presidente do Fed, Jerome Powell, e da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, amanhã. Os investidores estão à espera dos discursos dessas autoridades para saber como o mercado se comportará.

Apesar da ausência de eventos relevantes no cenário econômico, alguns destaques foram registrados. O setor de utilities apresentou desempenho moderadamente positivo, com a Eletrobras registrando ganhos de 1,39% e 1,38%. Por outro lado, o setor financeiro sofreu quedas, com bancos como Bradesco, BB e Itaú apresentando desvalorização em suas ações.

No setor de commodities, tanto a Petrobras quanto a Vale fecharam em queda. A Petrobras registrou uma baixa de 0,25% e a Vale, de 1,33%. O preço do minério de ferro, que vinha mostrando recuperação nos últimos dias, caiu 0,86% após um avanço de quase 4% na China na sessão anterior. A expectativa agora é pela adoção de medidas de estímulo na China, especialmente nos setores imobiliário e de infraestrutura.

Na ponta perdedora do Ibovespa, as aéreas Azul e Gol apresentaram queda de 5,31% e 4,57%, respectivamente. Já as ações de empresas como Raízen, Alpargatas e IRB lideraram os ganhos do índice.

No geral, agosto se encaminha para um fechamento negativo para a Bolsa brasileira. Com o aumento dos rendimentos dos títulos dos Estados Unidos, um possível rebaixamento da China pela agência Fitch e a consequente saída de capital estrangeiro do Brasil em direção a ativos de menor risco, temos um cenário desafiador para a Bolsa no final deste mês.

É importante que os investidores brasileiros acompanhem de perto os desdobramentos nacionais e internacionais, buscando se informar sobre os eventos que podem impactar o mercado financeiro e, consequentemente, suas decisões de investimento. Com o cenário incerto, é prudente manter cautela e diversificar a carteira de investimentos, buscando oportunidades tanto no mercado financeiro quanto em outros ativos de menor risco.

Publicidade
Publicidade
🡡