📰 Últimas notícias
Ibovespa cai, mas defende nível inédito de 134 mil pontos e fechará ano com alta de mais de 20%

Ibovespa cai, mas defende nível inédito de 134 mil pontos e fechará ano com alta de mais de 20%

Publicidade

Ibovespa cai, mas defende nível inédito de 134 mil pontos e fechará ano com alta de mais de 20%

No último pregão de 2023, o Ibovespa apresentou uma queda diante da alta moderada das bolsas americanas, do recuo das commodities e do quadro de uma inflação maior no Brasil. No entanto, o índice ainda tenta se segurar acima da marca dos 134 mil pontos, que foi conquistada pela primeira vez na quarta-feira, dia 27.

Mesmo com a queda, o Ibovespa caminha para fechar o ano com uma valorização de mais de 20%. Em 2022, o índice subiu 4,7%, enquanto em 2021, houve uma queda de 11,93%. Na quarta-feira, o Ibovespa registrou o quarto recorde nominal consecutivo, atingindo 134.193,72 pontos, o que representa um aumento de 0,49%.

Os investidores estão acompanhando de perto a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, sobre medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentos de alguns setores da economia. Em meio a dúvidas fiscais, Haddad afirmou que as medidas anunciadas não irão melhorar o resultado primário projetado, mas sim repor a perda da arrecadação estimada com a extensão da desoneração da folha pelo Congresso. O ministro também reforçou que a meta fiscal será perseguida pelo governo.

O cenário de inflação também tem impactado no desempenho do Ibovespa. O IPCA-15 de dezembro e de 2023 ficaram acima do esperado, o que acendeu um alerta no mercado. No entanto, de acordo com a economista-chefe da B. Side Investimentos, Helena Veronese, apesar da composição do IPCA-15 ter piorado um pouco, o cenário de inflação controlada ainda se mantém.

Em relação aos juros futuros, eles têm avançado, sendo mais uma pressão no mercado. Os investidores também estão atentos ao que o ministro Haddad tem a dizer sobre o assunto. No entanto, para o operador de renda variável da Manchester Investimentos, Gabriel Mota, apesar da surpresa com o IPCA-15, o resultado ainda não preocupa tanto, a menos que isso se torne um consenso.

Para o economista André Perfeito, o IPCA-15 mais alto do que o previsto não indica uma piora significativa. Ele acredita que, à medida que os dados econômicos melhorarem, é razoável supor uma elevação dos preços, especialmente em serviços. No entanto, ele mantém sua projeção de Selic em 9,75% ao final do ciclo em 2024.

No momento, o Ibovespa está cedendo 0,10%, aos 134.062,60 pontos. Os investidores estão aguardando para ver como o índice irá se comportar no fechamento do ano, principalmente diante dos acontecimentos recentes que têm influenciado os mercados e a economia brasileira.

Publicidade
Publicidade
🡡