📰 Últimas notícias
Ibovespa cai 0,29%, seguindo exterior em dia de leve realização; Dólar sobe 0,32%

Ibovespa cai 0,29%, seguindo exterior em dia de leve realização; Dólar sobe 0,32%

Publicidade

Ibovespa cai 0,29%, seguindo exterior em dia de leve realização; Dólar sobe 0,32%

O Ibovespa fechou em leve queda de 0,29% nesta quarta-feira (29), chegando aos 126.165 pontos. O resultado acompanhou o mercado americano, em um dia marcado por uma leve realização de lucros tanto no Brasil quanto no exterior.

Apesar do recuo da curva de juros, o principal índice da Bolsa brasileira registrou queda. Normalmente, taxas mais baixas impulsionam os ativos de risco, gerando fluxo de capital para as ações e aumentando a perspectiva de melhora da economia interna no futuro.

No entanto, a notícia de que o IGP-M de novembro ficou em 0,59%, contra a projeção de 0,60%, explicou parte do recuo dos juros no Brasil. Os contratos de DIs para 2027 perderam nove pontos-base, chegando a 10,14%, e os para 2029 tiveram uma queda de sete pontos-base, ficando em 10,56%. Já os contratos para 2031 caíram seis pontos-base, alcançando 10,77%.

O avanço de pautas importantes no Senado e no Congresso também pode ter contribuído para a queda dos juros. O Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que altera as regras de tributação sobre aplicações financeiras no exterior, regulamenta o instrumento dos trusts no Brasil e modifica a taxação de fundos exclusivos. Essas medidas podem ajudar o governo a alcançar sua meta fiscal para o próximo ano.

Além disso, a curva de juros nacional reagiu a uma nova queda dos treasuries yields, os rendimentos pagos pelos títulos do tesouro americano. Os rendimentos para dez anos, por exemplo, caíram 7,7 pontos-base, atingindo 4,259%, no menor patamar desde setembro deste ano. A percepção crescente de que os Estados Unidos estão conseguindo controlar a inflação pode indicar a desnecessidade do Banco Central Americano, Federal Reserve, elevar os juros novamente.

No cenário internacional, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 5,2% no terceiro trimestre, acima das expectativas de 5%. Mesmo assim, a crença de que novas altas da fed funds serão desnecessárias não foi minimizada. Em Nova York, assim como no Brasil, o dia também foi de realização. O Dow Jones subiu 0,04%, mas o S&P 500 e o Nasdaq recuaram 0,09% e 0,16%, respectivamente.

A bolsa brasileira estava em seu valuation mais deprimido das últimas décadas, e um fator macro era necessário para corrigir essa distorção. Entre as quedas que puxaram o Ibovespa para baixo, destacaram-se as ações preferenciais da Petrobras, com queda de 1,04%. Os papéis da Petrobras tiveram queda na véspera da assembleia geral extraordinária, que ocorrerá nesta quinta-feira, e ignoraram a valorização do petróleo no exterior.

Por fim, o dólar fechou em alta de 0,32% em relação ao real, cotado a R$ 4,887 na compra e R$ 4,888 na venda.

Publicidade
Publicidade
🡡