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Governo vai fazer 12 leilões de rodovias em 2024; 'Rodovia da Morte' em MG está na lista, diz ministro

Governo vai fazer 12 leilões de rodovias em 2024; 'Rodovia da Morte' em MG está na lista, diz ministro

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Licitação da "Rodovia da Morte" em Minas Gerais deve ocorrer no primeiro semestre de 2024

O governo brasileiro tem planos de realizar 12 leilões de concessão de rodovias no próximo ano, conforme anunciado pelo ministro Renan Filho. Entre as rodovias que serão licitadas está a BR-381, conhecida como a "Rodovia da Morte", que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais.

A BR-381 recebeu esse apelido devido ao alto índice de acidentes registrados ao longo da via. No entanto, nas tentativas anteriores de licitação, não houve interessados em assumir a concessão. O governo agora está trabalhando para adequar o processo aos requisitos do mercado, a fim de atrair interessados.

Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, as obras na rodovia foram licitadas em 11 lotes, mas sofreram atrasos em vários trechos. Em 2022, a licitação foi realizada novamente, porém, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cancelou o processo por falta de interessados.

De acordo com o ministro Renan Filho, o edital do último leilão foi modificado após a consideração do Tribunal de Contas da União (TCU) de que os termos eram muito vantajosos para a empresa vencedora. Essas alterações resultaram em um leilão sem participantes.

Impactos no mercado financeiro e para investidores

A realização dos leilões de concessão de rodovias pode trazer impactos significativos no mercado financeiro e para investidores brasileiros.

Primeiramente, o setor de infraestrutura tende a atrair investidores interessados em projetos de longo prazo, uma vez que as concessões de rodovias são realizadas por um período determinado, geralmente décadas. Isso pode resultar em oportunidades para investidores que buscam diversificar suas carteiras e obter retornos consistentes ao longo do tempo.

Além disso, a concessão de rodovias também contribui para o desenvolvimento econômico e social das regiões beneficiadas. Com a melhoria da infraestrutura viária, espera-se um aumento no fluxo de mercadorias e pessoas, impulsionando a atividade econômica e gerando empregos.

Os leilões também podem ser uma oportunidade para empresas de construção e engenharia, que poderão participar das obras de ampliação e modernização das rodovias concedidas.

Renegociação de contratos existentes

Além dos novos leilões, o governo brasileiro pretende renegociar contratos de rodovias com problemas, com o objetivo de destravar investimentos no valor estimado de R$ 80 bilhões. O prazo para as empresas manifestarem interesse em mudar os termos dos acordos de concessão vai até o final de 2023.

Segundo o ministro Renan Filho, até o momento, dez contratos já solicitaram a adequação dos termos, sendo que quatro deles foram encaminhados ao TCU para análise. A concessão da BR-101 no Espírito Santo, administrada pela ECO 101, é a que está mais adiantada nesse processo, podendo ocorrer em breve a primeira otimização.

Essa renegociação dos contratos existentes é uma medida importante para garantir a viabilidade econômica dos investimentos em infraestrutura e atrair mais participantes para futuros leilões.

Conclusão

O governo brasileiro planeja realizar 12 leilões de concessão de rodovias em 2024, incluindo a "Rodovia da Morte" em Minas Gerais. Os leilões têm potencial para atrair investidores que buscam oportunidades de longo prazo e diversificação de suas carteiras.

A renegociação dos contratos de rodovias existentes também é uma medida importante para impulsionar os investimentos em infraestrutura e garantir a viabilidade econômica desses projetos.

No cenário financeiro, os leilões de concessão podem estimular a economia local e gerar novas oportunidades de negócios, além de contribuir para o desenvolvimento das regiões beneficiadas. Todo esse movimento representa um passo importante para o crescimento do setor de infraestrutura no Brasil.

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