📰 Últimas notícias
Governo envia PL ao Congresso para modernização do parque industrial

Governo envia PL ao Congresso para modernização do parque industrial

Publicidade

Governo envia PL ao Congresso para modernização do parque industrial

O governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) que visa modernizar o parque industrial brasileiro. A proposta prevê incentivos fiscais para empresas que buscam renovar suas máquinas e equipamentos, visando aumentar a eficiência e a produtividade da indústria nacional.

De acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o objetivo do programa é atrair investimentos e impulsionar o setor industrial. O PL prevê destinar R$ 3,4 bilhões para o programa, já a partir de 2024.

A proposta do governo tem como objetivo aumentar a taxa de investimentos no setor industrial em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), que atualmente está em torno de 18% e é considerada insuficiente para impulsionar o crescimento sustentável e de longo prazo da economia brasileira.

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que as máquinas e equipamentos utilizados pela indústria brasileira possuem, em média, 14 anos de idade. Isso afeta a competitividade das empresas, gerando maiores custos de manutenção e gerenciamento dos equipamentos.

O PL prevê o uso do instrumento da depreciação acelerada, que permitirá que as empresas abatam o valor das máquinas e equipamentos adquiridos em 2024 nas declarações futuras de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Com isso, o abatimento poderá ser feito em apenas duas etapas: 50% no primeiro ano e 50% no segundo.

Vale ressaltar que a proposta não se trata de isenção tributária, mas sim de uma antecipação no abatimento ao qual as empresas têm direito. O governo também ressaltou a necessidade de definir fontes de recursos orçamentários para a aplicação do benefício, que serão provenientes da recomposição tarifária da importação de painéis solares e aerogeradores.

Essa medida é consequência da decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que restabeleceu a tributação para células fotovoltaicas e equipamentos de energia eólica comprados no exterior. As cotas de importação também serão estabelecidas, para que o mercado tenha tempo de se adaptar às novas regras.

O programa de modernização do parque industrial brasileiro tem potencial para impactar positivamente o fluxo de caixa das empresas, além de estimular o aumento da capacidade produtiva do setor. Isso pode trazer benefícios tanto para o mercado financeiro, com possíveis valorizações das ações das empresas beneficiadas, quanto para os investidores individuais, que podem se beneficiar de um setor industrial mais competitivo e inovador.

Portanto, caso esse projeto de lei seja aprovado, poderemos observar uma renovação do parque industrial brasileiro, com empresas mais eficientes e produtivas, além de um aumento nos investimentos no setor, contribuindo para o crescimento econômico do país.

Publicidade
Publicidade
🡡