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Governo deve 'patrocinar' hidrovias para o setor privado com recursos da Eletrobras; entenda os planos

Governo deve 'patrocinar' hidrovias para o setor privado com recursos da Eletrobras; entenda os planos

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# Governo Anuncia 'Patrocínio' a Hidrovias para o Setor Privado com Recursos da Eletrobras: Descubra os Novos Planos

O governo brasileiro está se preparando para realizar os primeiros leilões de hidrovias do país a partir de 2025. Com investimentos planejados de R$ 590 milhões no rio Madeira e R$ 295 milhões no rio Tocantins, essa iniciativa visa trazer um novo impulso ao transporte fluvial, considerado a “última fronteira de investimento em infraestrutura do Brasil”.

## O Que Esperar dos Leilões?

Com os leilões agendados, o governo pretende "patrocinar" algumas concessões, ou seja, utilizar recursos públicos para estimular as disputas. Essa estratégia não apenas viabiliza a participação do setor privado, mas também busca aumentar a eficiência do transporte insatisfatório em rodovias.

### Recursos da Eletrobras: O Motor das Hidrovias

Os fundos destinados a financiar essas concessões são provenientes da lei de privatização da Eletrobras, que foi criada especificamente para melhorar a navegabilidade dos rios Madeira e Tocantins. Como isso funcionará na prática? Quais os impactos esperados nas tarifas para os usuários?

#### Como Funcionará a Remuneração das Concessões?

O secretário de Hidrovias e Transportes Aquaviários, Dino Antunes, afirma que, embora parte da remuneração venha de recursos públicos, os fundos utilizados têm uma natureza privada. Isso significa que os depósitos do governo estarão garantidos durante a vigência do contrato com as empresas que arremataram as concessões.

### Cronograma de Implementação das Concessões

Um total de seis concessões hidroviárias estão nas prioridades do governo, com o rio Madeira liderando o processo. Aqui estão as datas chave:

- **Rio Madeira (2025)**: A primeira concessão a ser leiloada.
- **Rio Paraguai (2025)**: Outra concessão prioritária que segue.
- **Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos (2025)**: Uma parceria entre Uruguai e Brasil.
- **Barra Norte (2026)**: Planejando melhorias significativas.
- **Tapajós (2026)**: Uma nova possibilidade de navegação.
- **Tocantins (2026)**: Que exigirá ações prévias para viabilização.

### Outros Recursos e Sustentabilidade

O governo também estuda a utilização de outros fusos para fomentar a iniciativa. Segundo Antunes, não todas as hidrovias precisarão de suporte financeiro público. Quais alternativas estão sendo consideradas para garantir a viabilidade econômica?

### Desafios e Oportunidades

Antes de a concessão de algumas hidrovias ser efetivada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisará executar obras prévias. Isso inclui o desassoreamento de áreas afetadas por desastres naturais. O que isso significa para as comunidades locais e para o meio ambiente?

Em suma, o panorama das hidrovias no Brasil está prestes a passar por uma transformação significativa. A expectativa é de que a utilização mais eficaz desses transportes possa melhorar o escoamento da produção e aumentar a qualidade do transporte de passageiros. E você, está preparado para o que vem por aí?
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