📰 Últimas notícias
Flamengo, o milionário de bolsos vazios

Flamengo, o milionário de bolsos vazios

Publicidade

Flamengo, o milionário de bolsos vazios

O Flamengo, considerado o elenco mais caro da América Latina, avaliado em mais de R$ 800 milhões pelo portal especializado Transfermarkt, está vivendo uma das maiores frustrações de sua história. O time saiu de mãos vazias das seis competições que disputou em 2023 e a situação parece não ser favorável.

No último domingo, diante de mais de 63 mil torcedores, o Flamengo perdeu a chance de conquistar a Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi, resultado que sagrou o time paulista campeão. O vice-campeonato parece sentenciar a continuidade do técnico Jorge Sampaoli, apontado como um dos principais responsáveis pelo fracasso.

A sequência de decepções do Flamengo começou no Mundial de Clubes da FIFA, em fevereiro deste ano, quando foi derrotado na semifinal para o Al-Hilal da Arábia Saudita. Na sequência, vieram as derrotas na Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca, Libertadores e Copa do Brasil.

Com jogadores renomados como Bruno Henrique, Filipe Luís, Everton Ribeiro, David Luiz, Gabigol, Giorgian de Arrascaeta, Gerson e Pedro, o Flamengo agora se vê em uma situação complicada no Campeonato Brasileiro. O time ocupa apenas a sétima colocação, 11 pontos atrás do líder Botafogo, e está fora da zona de classificação para a Libertadores de 2024.

A situação atual é considerada desastrosa por muitos, sendo classificada por alguns como "um dos piores anos" da história do clube. O comentarista Mauro Cezar Pereira afirma que a expectativa gerada e o potencial do Flamengo tornam esse cenário ainda mais desastroso. Ele destaca que a culpa não deve ser atribuída somente ao técnico ou à diretoria, mas também aos jogadores, que cometeram erros graves ao longo da temporada.

A saída de Sampaoli é considerada certa, e um novo treinador deve entrar para a lista dos ex-técnicos do Flamengo, que desde a saída de Jorge Jesus, em julho de 2020, tem sofrido com a instabilidade em seu comando técnico. Sete treinadores já passaram pela equipe, incluindo Dorival Júnior, que não teve seu contrato renovado pela diretoria, mesmo após conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022, e que no último domingo foi campeão à frente do São Paulo.

O Flamengo, que vivia uma era de domínio no futebol sul-americano desde a chegada de Jorge Jesus, agora enfrenta a incerteza de encerrar o ano sem títulos pela primeira vez desde 2018. Para Mauro, é necessário que o clube tenha coragem para romper com o passado e realizar mudanças no elenco, mantendo apenas alguns jogadores desta geração. A expectativa agora é que o Flamengo busque ao menos a vaga na Libertadores de 2024 no Campeonato Brasileiro.

Publicidade
Publicidade
🡡